PRÊMIO BIM.BON 2015
O Prêmio Bim.Bon 2015 consistia na elaboração de uma proposta arquitetônica habitacional, que concilie diversos elementos, como: industrialização do processo construtivo; adaptabilidade para diferentes contextos; polivalência espacial; economia de recursos financeiros e naturais.
O projeto parte da ideia de definir uma unidade habitacional a partir das relações próprias da arquitetura: cheio e vazio; luz e sombra; interior e exterior; aberto e fechado; temporário e permanente; percurso e lugar.
A partir da planta máxima, foram pensadas diversas possibilidades de redução de módulos. Assim o morador pode adequar as dimensões da sua unidade de acordo com as suas necessidades.
Baseando-se em um bloco hidráulico central, a unidade se desenvolve ao seu entorno.
Em uma malha estrutural, as divisórias internas podem variar, consistindo em uma planta livre, possibilitando uma variação de layout.
A unidade é elevada 35cm do perfil natural do terreno, reduzindo os impactos ao meio ambiente. Possibilitando também a implantação da casa em terrenos de situações diversas.
A criação de shed no eixo central da unidade promove a circulação de ventilação cruzada por todos os ambientes da casa.
No âmbito urbano, a unidade habitacional prevê a sua multiplicação. Forma diversas escalas de unidades de vizinhança; espaços de transição entre público e privado.
Veja nossas pranchas de apresentação abaixo!
• Equipe: este projeto, para o Prêmio Bim.Bon 2015, foi elaborado em equipe com outros três arquitetos, sendo eles: Aline Malagutti; Rafael Florezi e Renato Camargo Montagner.