Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


CORTINAS E PERSIANAS #Decoração



Foto: Site Viva Decora.


Eu sempre defendo o uso de cortinas e/ou persianas nos projetos, porque além de esteticamente deixaram o ambiente mais bonito, elas também trazer maior sensação de conforto e melhoram na acústica do ambiente.


Vamos mostrar para vocês alguns tipos de cortinas e persianas, para vocês se inspirarem.


CORTINAS COM TRILHO

São as cortinas que ficam presas em um trilho, como diz o próprio nome acima. É uma régua metálica, onde correm as peças da cortina.


Foto: Site Magazine Luiza.


CORTINAS COM VARÃO

Não são as mais utilizadas hoje em dia. Mas basicamente são as cortinas que ficam “apoiadas” em um varão – e este varão está encaixado em suportes presos na parede. Dentre algumas opções de modelos, a cortina neste caso pode ser uma cortina com argolas ou com ilhós – vide fotos abaixo.


Cortina com Ilhós - Foto: Site Mercado Livre.


Cortina com Argos - Foto: Site Artesanato Total.


CORTINAS COM OU SEM FORRO

Você pode optar por ter uma cortina SEM forro, tendo apenas uma camada de tecido – e geralmente um tecido mais leve, decorativo, e que tenha a passagem de luz por ele.


Foto: Site Casa de Valentina.


Ou, se você quer ter a possibilidade de poder bloquear toda a luz natural no seu ambiente, deixando o ambiente mais escurinho, opte ou por um tecido blackout ou por ter 2 camadas de tecido – um tecido mais leve na frente, e um tecido blackout atrás. O blackout (seja de 70 a 100%) é um tecido que faz a função de forro, ou seja, ele é mais grosso, e barra a entrada de luz no ambiente.


Foto: Site Arkpad.


PERSIANA VENEZIANA

Existem de diversos materiais, como alumínio, pvc, vinil, madeira, bambu, etc. Isso faz com que ela se encaixe em vários estilos de decoração, e também tenha uma variação de preço por conta dos materiais.


Elas podem ser com as “ripas” no sentido vertical ou no sentido horizontal – que são as mais utilizadas. Permitem abertura total ou parcial, podendo controlar a quantidade de entrada de luz.


Foto: Site Hunter Douglas.


PERSIANA ROLO

São as mais comuns e mais convencionais também. Tem um estilo um pouco mais “simples” e tradicional, mas são bastante utilizadas.


Trata-se de um modelo com um tecido único, “liso”, e que pode ser enrolado no suporte superior.


Foto: Instagram Ella Bless Cortinas.


PERSIANA ROMANA

No meu ponto de vista, são modelos perfeitos para ambientes residenciais. Trazem mais movimento, mais delicadeza e deixam o aspecto mais bonito no ambiente.


Porém, é importante ver se as medidas estão de acordo com o que você tem disponível no espaço, pois elas precisam de um espaço maior em cima das janelas para serem recolhidas.


Foto: Site Obradec Persianas.


PERSIANA DOUBLE VISION

São modelos mais decorativos, e que permitem você ter maior ou menor intensidade na entrada de luz natural, dependendo da forma como você abre a persiana.


Foto: Site Fácil Persianas.


E esses foram alguns dos modelos que resolvemos ilustrar aqui para vocês se inspirarem. Se tiverem dúvidas sobre qualquer outro modelo, comenta aqui embaixo que podemos fazer um segundo post a respeito!!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #Bureau #BureauJP #BureauJuliaParaluppi #JuliaParaluppi #arquitetura #architecture #arquiteturaeinteriores #interiores #design #designdeinteriores #interiordesign #interior #decoracao #decor #decoration #decorating #decora #arquiteturacampinas #arquiteturarioclaro #interiorescampinas #interioresrioclaro #decoracaocampinas #decoracaorioclaro #campinas #rioclaro #arch #archtrends #trends #cortinas #persianas  













Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.