Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


IDEIAS PARA VARANDAS #Projeto

Integrar ou não integrar? Gourmet ou “não gourmet”?


Fonte: foto de projeto autoral.


Vamos conversar um pouco sobre VARANDAS? Existe um número enooorme de possibilidades de layout, projetos e acabamentos. Vou mostrar um pouquinho de alguns exemplos e referências, e vamos comentar sobre pontos que vocês precisam se atentar na hora de decidir como projetar sua varanda, ok?


INTEGRAR COM A SALA OU NÃO


Esse é um ponto que muitos clientes perguntam: Vale a pena? E o barulho? E o cheiro da churrasqueira? Realmente, são pontos que você precisa considerar e avaliar se isso te incomoda ou não.


Em primeiro lugar, você precisa saber se o condomínio aprova essa integração ou não, e também saber em que nível o condomínio aprova isso. Perguntas a serem levantadas:

- Posso envidraçar a varanda? Porque para integrar os ambientes, é fundamental o envidraçamento, e alguns condomínios ainda não permitem isso.

Fonte: foto da Vidraçaria Show Glass.


- Posso retirar a porta entre a sala e a varanda? Alguns condomínios interpretam isso como alteração de fachada, e acabam proibindo essa retirada de porta.


Fonte: foto da Revista Casa e Jardim. Projeto do escritório GF Projetos.


- Posso nivelar o piso da varanda? O piso da varanda, por ser área externa, geralmente vem alguns centímetros abaixo do piso da sala. Quando integramos por completo os ambientes, costumamos nivelar o piso. O seu condomínio permite?


Fonte: foto da Casa de Valentina.


Sobre o BARULHO EXTERNO, de fato isso é inevitável. Considerando que você vai retirar a porta, é natural que esse barulho da rua “fique mais próximo e dentro de casa”. Uma das possibilidades para amenizar isso é na escolha do vidro para o envidraçamento da varanda. Existem alguns vidros que possuem um tratamento acústico melhor, reduzindo esses impactos sonoros. A mesma escolha de vidro serve para a questão do calor: optar por modelos que reduzem essa absorção é a melhor coisa a se fazer! Porém (e sempre tem um porém haha), de novo precisa conversar com o condomínio: muitos já deixam pré-estabelecido qual o modelo e empresa que pode fazer o envidraçamento, para manter um padrão no prédio.


Fonte: foto obtida no BLOG Assim Eu Gosto. Projeto de Casa 2 Arquitetos, e foto oficial de Mariana Orsi.


Sobre o CHEIRO DA CHURRASQUEIRA, gente isso vai ocorrer, e não tem como negar haha Se você pretende integrar os ambientes, é fundamental ter ciência de que um cheirinho de churrasco vai rolar, e precisa ter certeza que isso não vai te incomodar.


É claro que, por exemplo, na sua reforma, você pode procurar mudar o modelo da coifa da churrasqueira, por um modelo de alta sucção – ou seja, o cheiro e o vapor serão menores! Mas isso envolve: ver se o modelo se encaixa na sua situação financeira e avaliar se isso está de acordo com as aprovações do condomínio.


Fonte: foto obtida no site ArkPad.com.br


PEDRAS PARA A BANCADA


É muuuuito importante você pesquisar e ter conhecimento a respeito das pedras para a sua bancada. Existem algumas pedras que são mais porosas – como granito e mármore -, e consequentemente vão absorver mais e podem manchar com maior facilidade.


Existem outras pedras que por sua vez não mancham com a comida, mas não aguentam altas temperaturas da churrasqueira. Ou ainda, temos a possibilidade  de fazer a bancada com porcelanato – e fica lindo!!


Fonte: foto obtida no site Decor Salteado. Projeto de Paola Cury, e foto oficial de Fellipe Lima.


Pesquise sobre as vantagens e desvantagens de cada material, para ter certeza que não terá problemas de manutenção com a bancada no futuro! Ninguém merece fazer churrasco tendo que se preocupar se caiu molho na pedra ou não haha.


MODELOS DE VARANDAS


Como eu comentei, temos uma infinidade de possibilidades de layout para fazer. Algumas varandas seguem o conceito de Varanda Gourmet, tendo geralmente: uma bancada com cuba; churrasqueira; uma adega; e assim por diante.


Fonte: foto obtida no BLOG Dia de Brilho.


Outras varandas que não tem muito espaço para isso, servem como um ambiente mais de descanso, lazer, relax. Por exemplo, uma mesa de jantar; sofás e poltronas; puffs com jardim vertical.


Fonte: foto de projeto autoral.


Me contem aqui embaixo.. quais as dúvidas que vocês tem sobre varandas? Como é a varanda de vocês? Vou adorar saber!!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #Bureau #BureauJP #BureauJuliaParaluppi #JuliaParaluppi #arquitetura #architecture #arquiteturaeinteriores #interiores #design #designdeinteriores #interiordesign #interior #decoracao #decor #decoration #decorating #decora #arquiteturacampinas #arquiteturarioclaro #interiorescampinas #interioresrioclaro #decoracaocampinas #decoracaorioclaro #campinas #rioclaro #arch #archtrends #trends #projeto #obra #varanda #varandagourmet









Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.