Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL #Projeto

Vamos tirar as dúvidas a respeito do tema!


Foto de registro autoral no Showroom da Home Well Automação Residencial.


Algumas semanas atrás fizemos uma visita no showroom da Home Well Automação Residencial, e levamos até eles todas as perguntas que vocês deixaram nas nossas redes sociais!


Para deixar registrado, resolvi fazer um post aqui no BLOG falando de forma geral a respeito do assunto, e aproveitando para responder as principais perguntas de vocês. E pra isso, vou separar o assunto em alguns “temas”.


A AUTOMAÇÃO DE FORMA GERAL


Engana-se quem pensa que é necessário fazer uma grande reforma na casa para poder automatizá-la. Isso é possível de ser feito até em construções mais antigas. Claro que alguns itens facilitam se forem executados ao longo da obra, mas nada está perdido rs.


Foto obtida no Instagram da Home Well Automação Residencial.


Um projeto de automação leva um determinado tempo para ficar pronto – dependendo do nível de detalhamento. O ideal é que o profissional arquiteto/engenheiro esteja em contato com a empresa já na fase de desenvolvimento do projeto, para deixar tudo compatibilizado!


Foto obtida no Instagram da Home Well Automação Residencial.


A automação não precisa logo de cara ser feita na casa toda – isso depende do contrato com cada empresa. Mas na Home Well, por exemplo, é possível deixar a infra estrutura toda pronta, e aos poucos ir executando a automação de cada ambiente, conforme a necessidade e a preferência!


Basicamente tudo em uma casa pode ser automatizado: iluminação, som, equipamentos de televisão, ar condicionado, cortinas e persianas, fechaduras de portas, fechamento de janelas e portas, eletrodomésticos, etc.


SOM


O número de caixas de som previstos embutidas no gesso serão calculadas pela empresa, de acordo com o metro quadrado, pé direito do ambiente, número de gente que vai frequentar o local, e assim por diante.


Curiosidade: o número de caixas de som no gesso é sempre um número par!


Foto obtida no Instagram da Home Well Automação Residencial.


Como um sistema de som, é necessário ter um amplificador para enviar o comando para a caixa de som! Existem diversos modelos de amplificadores que condizem com cada projeto, inclusive modelos que são embutidos na parede (como as caixinhas de interruptores) ou mesmo no gesso, e precisam ser previstos na planta elétrica!


Foto obtida no Instagram da Home Well Automação Residencial.


Existem modelos que funcionam com Bluetooth (porém se receber uma ligação, o som é interrompido); modelos com Wi-fi (não interrompe com a ligação, mas pode ter interferência se muitas pessoas estiverem utilizando a rede), modelos de wi-fi + cabo de rede; e assim por diante.


Curiosidade: você pode optar por todos os ambientes tocarem o mesmo som, ou por tocarem músicas diferentes de forma independente!


ILUMINAÇÃO


Basicamente, é necessário instalar um módulo na caixinha do interruptor – porém é necessário prever um “neutro” neste ponto na planta de iluminação!


Curiosidade: na maioria das vezes não é necessário mexer no quadro de energia da casa!


Foto obtida no Instagram da Home Well Automação Residencial.


É possível automatizar as luminárias tanto embutidas no gesso, quanto as que estão de sobrepor na laje. Para dimmerizar uma luminária, é fundamental escolher uma lâmpada própria para o dimmer.


No projeto de luminotécnica, o profissional arquiteto/engenheiro pode desenvolver como de costume, demarcar os circuitos e sugerir as cenas propostas para a iluminação!


FECHADURA DIGITAL


Existem diversos modelos, e isso interfere no custo!

A fechadura pode ser por senha (quando o morador digita a senha); por cartão (um cartão eletromagnético, como de hotéis); por digital (com a digital dos moradores); por face (com leitura facial dos moradores) ou por controle remoto do celular!


Foto obtida no Instagram da Home Well Automação Residencial.


ALEXA


A Alexa, que tem se tornado famosa por aí rs é um aparelho, que como qualquer outro precisa receber os comandos. Ou seja, a casa precisa estar automatizada para que a Alexa faça os comandos corretamente!


Ela pode colocar a sua música favorita, ligar a cafeteira, mudar a iluminação, e assim por diante. Tudo depende do comando que for programado nela.


Foto obtida no Instagram da Home Well Automação Residencial.


ELETRODOMÉSTICOS


É possível automatizar os eletrodomésticos, como cafeteira, forno, e assim por diante. É necessário automatizar a tomada na qual o eletrodoméstico está conectado!


Foto obtida no Instagram da Home Well Automação Residencial.


Se você, por exemplo, tem filhos pequenos que ficam até tarde jogando videogame. É possível programar a hora que o videogame vai ligar e a hora que ele vai desligar! Facilitando a vida de muitos pais inclusive rsrs


Ou ainda, você pode deixar uma panela de arroz preparada, e 20 minutos antes de chegar em casa, liga-la pelo aplicativo! Você chega e o arroz está pronto rs.


TELÃO DE CINEMA + PROJETOR


Em muitos projetos hoje em dia o Home Theater é um dos ambientes favoritos para poder relaxar e descansar como se você estivesse em um cinema! Para isso, é necessário termos a programação de um telão e um projetor – modelo e dimensões sendo especificados pela empresa de acordo com o ambiente.


Foto obtida no Instagram da Home Well Automação Residencial.


Esses itens são necessários de se pensar na fase de projeto ainda, pois dependendo do modelo do projetor, por exemplo, temos interferência na altura que precisa se deixar para o rebaixo de gesso!


PORTAS E JANELAS


Além de poder automatizar cortinas e persianas, programando horário de abertura ao amanhecer, por exemplo, é possível no celular saber se você esqueceu uma janela aberta em casa. Com a instalação de um simples sensor na janela, ele avisa no aplicativo do celular se ela foi fechada ou não!


AR CONDICIONADO


Todo equipamento que emite infra vermelho (ar condicionado, tv, som, etc) pode ser comandado por um mini aparelho instalado no gesso ou na laje. Esse equipamento tem um alcance, geralmente, de até 6 metros de distância, podendo comandar, por exemplo, a função de ligar e/ou desligar o ar condicionado.


.


Passei pelos principais itens de forma resumida, para esclarecer um pouco a respeito do tema de automação residencial para vocês! Peço à equipe da Home Well que, caso eu tenha falado algo não corretamente, me informem para eu corrigir aqui no post haha


São infinitas as possibilidades, como programar a máquina de lavar roupa, a banheira, a irrigação do jardim, as gavetas de remédios dos avós, e assim por diante! Se alguém tiver mais alguma dúvida a respeito do tema, deixa aqui embaixo nos comentários e a gente responde depois! Espero que tenham gostado!!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #Bureau #BureauJP #BureauJuliaParaluppi #JuliaParaluppi #arquitetura #architecture #arquiteturaeinteriores #interiores #design #designdeinteriores #interiordesign #interior #decoracao #decor #decoration #decorating #decora #arquiteturacampinas #arquiteturarioclaro #interiorescampinas #interioresrioclaro #decoracaocampinas #decoracaorioclaro #campinas #rioclaro #arch #archtrends #trends #projeto #obra #automacao #automacaoresidencial #homewell










Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.