Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


CADERNO DE FUNDAMENTOS ESTÉTICOS #RevivendoFaculdade

É, com certeza, o meu caderno “xodó” da época de faculdade rsrs


Fui fazer uma faxina por aqui, e eu com meu TOC de ultra organização, resolvi organizar todos os materiais da faculdade separados por ano e por matéria. Sim gente, eu sou perfeccionista. E sim gente, ainda tenho todo o material da faculdade guardado rsrs E foi quando achei meu queridinho!


O caderno era da matéria de Fundamentos Estéticos do curso de Arquitetura e Urbanismo, na PUC-Campinas. O ano foi 2009 – ano que entrei na faculdade! E por lá já se via o quanto eu gostava de desenhar e rabiscar rsrs


À esquerda: meu croqui para Water Lilies Evening Effect de Claude Monet e meu croqui para A Catedral de Rouen de Claude Monet. À direita: foto de Bonjour Monsieur Courbet de Gustave Courbet e foto de Os Quebradores de Pedra por Gustave Courbet.


Na disciplina, aprendíamos sobre a história da arte, analisando os detalhes de obras importantes de artistas renomados.


À esquerda: foto de A Banhista de Valpinçon de Jean Auguste Dominique Ingres. À direita: foto de O Rapto das Sabinas por Jacques Louis David.


Aprendíamos sobre os movimentos e seus artistas, desde o Renascimento, passando por Barroco, Neoclassicismo, Impressionismo, Expressionismo, Cubismo, etc.


À esquerda: foto de Diotalevi Madonna de Raffaello Sanzio. À direita: foto do O Teto da Capela Sistina por Michelangelo. 


E aí, de todas as obras tratadas em sala, fazíamos croquis esquemáticos e bem rápidos para analisar melhor os detalhes. E, pelo jeito, eu adorava, porque tem desenho que não acaba mais rsrs


À esquerda: meu croqui para Quarto em Arles de Vincent van Gogh e meu croqui para Campo de Trigo Verde com Ciprestes de Vincent van Gogh. À direita: meu croqui para A Noite Estrelada de Vincent van Gogh e meu croqui para A Igreja de Auvers de Vincent van Gogh.


Ao final, iniciamos os estudos de alguns principais arquitetos, como Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe.. e sim, eu fazia croquis de todos os projetos também rsrsrs


À esquerda: meu croqui para detalhes da varanda da Casa Farnsworth de Mies van der Rohe. À direita: foto da planta da Casa Farnsworth de Mies van der Rohe.


Falei rapidinho por aqui sobre esse meu caderno, pois ao achá-lo deu saudades e perdi uns minutos olhando os desenhos e as imagens nele. Então resolvi compartilhar com vocês!


Mas se vocês tiverem interesse no assunto, posso fazer outros posts mostrando mais em detalhes todos os desenhos que eu fazia! O que vocês acham?


                                                   

Nota 1: todas as fotos acima são de autoria própria – registros pessoais do caderno da faculdade.


Nota 2: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #Bureau #BureauJP #BureauJuliaParaluppi #JuliaParaluppi #arquitetura #architecture #arquiteturaeinteriores #interiores #design #designdeinteriores #interiordesign #interior #decoracao #decor #decoration #decorating #decora #arquiteturacampinas #arquiteturarioclaro #interiorescampinas #interioresrioclaro #decoracaocampinas #decoracaorioclaro #campinas #rioclaro #arch #archtrends #trends #projeto #obra #fundamentaosesteticos #faculdade #arquiteturaeurbanismo #arquitetura











Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.