Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


OBRA EM QUARENTENA #Obra

Como estão as obras nessa fase de quarentena?


Foto: projeto autoral – foto da obra do #jp_apto32 em Campinas.


Muita gente me perguntou nessas últimas semanas como estavam as obras. Se tinham parado, se estavam andando... e a resposta era: depende. Depende de cada obra! Em alguns casos, a obra foi interrompida por ordem do condomínio. Em outros casos, os clientes optaram por pausar a obra por um determinado período. E ainda em outros, a obra continuou com todas as precauções necessárias.


Foto: projeto autoral – foto da obra do #ObraNoPortal em Ipeúna.


Nós da área de arquitetura e design de interiores, temos o privilégio de poder trabalhar de casa em “home office”. Fazendo todas as adaptações necessárias nas obras que seguiram o cronograma, o desenvolvimento dos projetos – de todos os projetos – segue na mesma velocidade de sempre!


Foto: arquivo pessoal, do trabalho em home office.


A única diferença é que as reuniões e apresentações que eram presenciais, passaram a ser feitas online. Mas isso não muda em nada a qualidade e eficiência do trabalho e do projeto!


Foto: arquivo pessoal, registrando uma apresentação online que fizemos.


DECRETO


As obras da construção civil não entraram na lista de serviços que precisariam ser paralisados mediante algum decreto estadual durante essa quarentena. As obras precisam sim seguir as normas e orientações da prefeitura de cada município, ou mesmo dos próprios condomínios.


Por exemplo, na cidade de Rio Claro, a prefeitura não determinou nenhuma paralização obrigatória. Mas o condomínio do #jp_apto11t3 proibiu qualquer tipo de serviço durante um determinado tempo da quarentena. Então neste caso, a obra precisou ser interrompida.


Fotinho abaixo do projeto #jp_apto11t3 para vocês lembrarem!!


Foto: projeto autoral, #jp_apto11t3 em Rio Claro.


CRONOGRAMA DE OBRA


Já falei em um post anterior sobre como nós trabalhamos em “home office”: veja clicando aqui. Com nossas obras não é diferente!

Claro que quando, por algum motivo, a obra precisa não pode ser iniciada na data estimada, o cronograma da obra precisa no futuro ser reavaliado. Mas existem algumas formas da gente amenizar esses atrasos. Por exemplo, no #jp_apto11t3 que eu mencionei acima, nós invertemos a ordem das etapas de projeto.


Geralmente, nós só começamos a desenvolver o projeto executivo quando as imagens do 3D estão 100% aprovadas pelos clientes. Neste caso, adaptamos essa ordem, e antes de finalizar as revisões, iniciamos o executivo.


Fizemos isso para que quando o condomínio aprovasse o retorno de obras, nós já estivéssemos com o executivo todo pronto e detalhado, para não perder mais tempo!


Foto: arquivo pessoal, do trabalho em home office.


FECHAMENTO DE LOJAS


As lojas que vendem materiais de construção, num determinado momento, se viram na obrigatoriedade de fechar as portas por conta de medidas tomadas para precauções contra a pandemia. E aí você me pergunta: como comprar os materiais para as obras se as lojas estão fechadas?


A maioria das lojas está trabalhando a distância. Então conseguimos fazer pedidos à distância para entregar na obra; ou mesmo algumas lojas funcionaram com hora marcada, atendendo um cliente por vez para ver produtos e fazer as compras.


PRECAUÇÕES DURANTE A OBRA


Para as obras que seguiram seu andamento normal, muitas precauções foram tomadas com os trabalhadores. A preocupação com a saúde de cada um deles – e de seus familiares – é mais importante do que o cronograma de obras!


ALGUMAS DAS MEDIDAS QUE TOMAMOS


- redução do número de trabalhadores na obra ao mesmo tempo: se havia uma equipe de 8 funcionários, agora temos 2 equipes de 4 revezando os períodos;


- evitar marcar no mesmo horário com empresas diferentes: por exemplo, não marcar medição de marcenaria enquanto a empresa de marmoraria se encontra no local;


- manter distância entre eles dentro da obra: procurar ficar de 1,5 a 2 metros de distância entre eles. Ou, se possível, cada um trabalhando em um cômodo diferente;


- evitar trabalhar com pessoas de grupo de risco: esses devem sim, se possível, ficar em casa;


- ter lavatório com água e sabão disponíveis: para eles manterem a higiene constante.


- uso de máscara e luvas: regra para todos os trabalhadores, o tempo todo;


- álcool gel na obra: ter alguns frascos de álcool gel disponíveis para eles na obra;


- instruções sobre uso dos equipamentos: como usar/retirar máscara e luva; como higienizar os instrumentos que serão compartilhados entre eles;


- elevadores: instruir sobre o uso e higiene de elevadores;


- instruções gerais: auxiliar e instruir sobre as medidas que precisam ser tomadas; explicar sobre a doença; explicar sobre o contágio; sobre se prevenir e, principalmente, explicar sobre os cuidados que eles precisam ter ao voltar para casa!


Nós acreditamos que a saúde e o bem-estar de todos vêm antes de tudo! Então é importante tomar todas as medidas necessárias para que os trabalhadores que precisam continuar em seus serviços se sintam seguros neste momento!


Foto: projeto autoral – foto da obra do #ObraNoPortal em Ipeúna.


Qualquer nova dúvida ou curiosidade que vocês tenham sobre como estamos passando por esse período, deixa aqui nos comentários embaixo! E vocês? Quais medidas tomaram nos trabalhos de vocês?


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #Bureau #BureauJP #BureauJuliaParaluppi #JuliaParaluppi #arquitetura #architecture #arquiteturaeinteriores #interiores #design #designdeinteriores #interiordesign #interior #decoracao #decor #decoration #decorating #decora #arquiteturacampinas #arquiteturarioclaro #interiorescampinas #interioresrioclaro #decoracaocampinas #decoracaorioclaro #campinas #rioclaro #arch #archtrends #trends #projeto #obra #homeoffice #home #office #escritorio #escritorioemcasa #trabalharemcasa #covid19 #covid #coronavirus #corona #quarentena #isolamento #isolamentosocial













Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.