Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


MADEIRA DE DEMOLIÇÃO NO SEU PROJETO #Decoração

Já pensou em unir o útil ao agradável? É dessa união de sustentabilidade e design que vamos falar hoje!


Madeira de demolição é a madeira nobre de lei – como Ipê, Jacarandá, Peroba Rosa, etc -, que não está mais disponível no mercado por conta de toda sua exploração e extinção, e que são reaproveitadas a partir da demolição de obras muito antigas, para serem utilizadas em novos projetos.


Nos dias de hoje, com a busca da sustentabilidade e dos materiais ecologicamente corretos, é muito comum vermos em projetos o uso de madeiras reaproveitadas – vindas da demolição de casas, tulhas e outras construções antigas. Essas madeiras podem vir, também, de cruzetas dos postes de energia, dos dormentes de linhas férreas, dentre muitos outros lugares.


Fonte: Pinterest


Alguns benefícios de se utilizar a madeira de demolição no seu projeto:

1. Apelo social que estamos vivendo, com a preservação do planeta e ao uso de produtos sustentáveis. O que eu acho SUPER válido ser levado em consideração nos nossos projetos!

2. Sua superfície, que após anos de exposição ao tempo, adquiriu uma textura incomparável, com veios únicos, fazendo de cada peça uma obra de arte.


Foto acima: Madeira de demolição Peroba Rosa, com veios naturais. Fonte: Pinterest.


São inúmeras as possibilidades de como se utilizar a madeira de demolição no seu projeto. Vou te mostrar alguns exemplos!


Cabeceira de Cama

Geralmente deixa o ambiente com um aspecto mais rústico, porém, dependendo da forma como é utilizada no projeto, o quarto pode ficar bastante contemporâneo, atemporal e aconchegante!


Projeto do arquiteto Lucas Buitoni.


Cabeceira feita com tábuas de madeira de demolição. Fonte: Pinterest


Bancada do Banheiro


Sim, vale ressaltar todos os cuidados que serão necessários com a limpeza e manutenção, por conta da presença da água. Não é como uma bancada de pedra que você pode jogar água e lavar tranquilamente! Mas, para um lavabo, por exemplo, fica maravilhoso né?!


Fonte: Pinterest


Projeto das arquitetas May Martins e Aline Sampaio Passos, para o apartamento do Allan Fiterman. Foto da Arquitetura & Construção, obtida no site da Casa Abril.


Painel para Televisão

Vamos combinar... fica MARAVILHOSO! Faz uma mistura do rústico da madeira, com o contemporâneo do projeto, deixando o ambiente com uma linguagem sofisticada e atemporal!


Projeto de Redecker + Sperb Arquitetura e Decoração.


Fonte: Pinterest


Balcão da Cozinha

Engana-se quem pensa que esse estilo de balcão para cozinha vale somente em fazendas, chácaras e ambientes mais rústicos! Veja os exemplos abaixo, como a mistura da bancada de madeira com o restante do ambiente clean, combina!


Vale ressaltar a mesma observação que fizemos para as bancadas do banheiro! É importante tomar cuidado com a limpeza desse balcão, por ser madeira!


Fonte: Pinterest


Projeto da arquiteta Raquel Nakata, para o apartamento da Luiza Cunha Borba Santos. Foto obtida na matéria no site Casa Abril.


Mobiliários e Acessórios

A versatilidade do uso dessas madeiras é enorme, podendo ser utilizadas para fazer mobiliários, acessórios, peças decorativas, dentre muitos outros itens!


Mesa feita com madeira de demolição. Fonte: Pinterest.


As tábuas de madeira de demolição servem como painel para fazer um jardim vertical. Fonte: Pinterestt.


E aí, o que acharam? Falei que são inúmeras as possibilidades né? rs E vocês também gostam de usar esse tipo de madeira nos projetos? Me contem aqui!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #Bureau #BureauJP #BureauJuliaParaluppi #JuliaParaluppi #arquitetura #architecture #arquiteturaeinteriores #interiores #design #designdeinteriores #interiordesign #interior #decoracao #decor #decoration #decorating #decora #arquiteturacampinas #arquiteturarioclaro #interiorescampinas #interioresrioclaro #decoracaocampinas #decoracaorioclaro #campinas #rioclaro #arch #archtrends #trends #madeira #madeiradedemolicao #sustentavel #sustentabilidade #madeirasustentavel #reflorestamento #projeto #obra












Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.