Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


DESENHO A MÃO – PONTILHISMO #TécnicaDeDesenho

Alguém quer aprender?!


Foto acima – desenho autoral desenvolvido com a técnica de pontilhismo.


Seguimos por aqui com as minhas “técnicas” de desenho rs. Existem algumas com as quais eu gosto de trabalhar nas minhas horas de hobbie, hoje vou mostrar como eu faço mais uma delas.


ALERTA: especialistas de plantão, não me julguem! rs Não sei se faço a técnica da forma correta, é só a forma que me sinto mais a vontade para desenhar! rs


Hoje vou falar um pouco sobre a técnica de pontilhismo!


Vamos separar os materiais que você vai precisar:

- 1x lápis B (pode ser outro, mas nada que deixe o traço muito marcado no papel).

- Canetas nanquim cor preta (separei algumas mais comuns de serem encontradas, mas é bom ter pelo menos duas, com espessuras diferentes).

- 1x borracha.

- 1x papel (pode ser a sulfite tradicional).

- 1x régua.


Em seguida, escolha qual objeto você quer desenhar. Sugestão: nada muito grande e nem com muitos detalhes (para ficar mais fácil e você não se cansar na metade do desenho rs).


1ª Etapa - Preparação:

- Aponte seu lápis com estilete. (se não tiver, pode ser o apontador rs).

- Evite segurar o lápis como se você fosse escrever. Segure um pouco mais para trás, assim seu traço ficará mais solto e leve.

- Com a régua, encontre o meio do seu papel.


Demarcando o centro do papel.


2ª Etapa - Esboço do desenho:

Posicione o objeto na sua frente, com uma boa incidência de luz, vindo de preferência de uma única direção. Quanto mais intensa a luz, maior fica a demarcação das tonalidades de sombra – e mais fácil fica para desenhar.


Posicionando o objeto escolhido.


Comece com o lápis, fazendo o esboço do objeto, ou seja, as linhas de contorno dele.


Algumas dicas sobre essas linhas de contorno: posicione o centro do objeto no centro da sua folha; tente não fazer um traço único forte, mas sim ir fazendo alguns traços suaves juntos, sabe? Faça as linhas o mais claro possível, para não ficar demarcado esse contorno ao final do desenho.


Primeiro esboço do desenho.


E aí, a proporção do desenho ficou ok?


3ª Etapa – Pontilhismo:


Antes de começar, olhe bem para o objeto, para entender a separação das três principais áreas: luz plena (é onde o papel vai ficar branco); degradê (onde tem início os pontinhos); sombra (onde tem maior intensidade dos pontos).


Dica: faça pequenas linhas, BEM de leve, separando o seu esboço nessas três áreas que você analisou acima.


Demarcando os trechos de sombras no esboço do desenho.


Com a caneta nanquim mais fina, eu sempre prefiro começar fazendo os pontinhos das partes de maior sombra. Comece preenchendo esses espaços de sombra plena com os pontos (faça “pingos” no papel, não arraste a caneta no papel para não ficar com traços no meio do desenho). Um pontinho do lado do outro, bem pertinho.


Em seguida, passe para as partes de menos sombra, fazendo menos pontos e mais espaçados. Não se preocupe muito com a intensidade desses pontos por enquanto, depois você volta reforçando.


Primeira camada de pontos.


Depois de colocado todos os pontos que você acha necessário, com a caneta mais grossa, comece reforçando as áreas de sombra. Cuidado para não deixar tudo muito escuro!


Reforçando os trechos com mais sombra.


Espera a tinta da caneta secar muito bem, e então utilize a borracha para limpar as linhas de lápis que ficaram por baixo do desenho. E pronto! Seu desenho de pontilhismo está finalizado!


Desenho finalizado.


Se preferir, você pode fazer também olhando para uma foto, ao invés do objeto real. Talvez isso possa ajudar no início. Veja outros exemplos de desenhos de pontilhismo que fiz um tempo atrás!


Foto acima – desenho autoral desenvolvido com a técnica de pontilhismo.


Foto acima – desenho autoral desenvolvido com a técnica de pontilhismo.


Foto acima – desenho autoral desenvolvido com a técnica de pontilhismo.


Querem ver mais desenhos desse e de outros estilos feitos por mim? Confira no meu site do Studio de Arte! Você vai amar, garanto!


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS ARTES


E aí, conseguiram desenhar? Me contem o que acharam, e me mostrem o desenho de vocês!


Nota 1: todos os desenhos mostrados acima são de autoria própria. Para qualquer reprodução, cópia ou divulgação, por favor solicitar a autorização e o uso de créditos de imagens.


Nota 2: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #decoração #decoration #decorating #decor #decora #deco #design #designdeinteriores #interiores #interiordesign #arquiteturadeinteriores #arquitetura #architecture #arch #archtrends #trends #tendências #arte #artista #art #grafite #pontilhismo #desenhoamão #feitoamão #quadros #arts












Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.