Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


NEUROARQUITETURA #Arquitetura

Já ouviu falar sobre a neuroarquitetura?


Foto acima é da Gallery of FINE, de Bora Architects, registrada pelo fotógrafo Jon Jensen. Mostrando os ambientes de descompressão e relaxamento dentro dos escritórios.


NEUROARQUITETURA nada mais é do que a relação entre neurociência e arquitetura. Significa que o ambiente que projetamos tem muito poder nas relações humanas.


A ANFA – Academia de Neurociência da Arquitetura - realiza convenções para debater ainda mais sobre o assunto. Falam sobre as emoções, sobre espaço x memória. Mostram que a neuroarquitetura contribui para a construção de ambientes mais humanizados.


Não sou nenhuma especialista no assunto – apenas uma curiosa que pesquisa e estuda a respeito rsrs. Mas há diversas pesquisas mostrando a importância desse tipo de projeto, principalmente em ambientes corporativos e educacionais. Um ambiente bem projetado pode ajudar as empresas na produtividade, pode ajudar as escolas no melhor aprendizado de seus alunos.


Foto do Colégio S. Miguel de Nevogilde, em Portugal, projetado para permitir a maior entrada de luz natural possível. Fonte: Reprodução Archdaily.


A arquiteta Priscilla Bencke vem aplicando o conceito da neuroarquitetura em seus projetos. Ela é idealizadora do programa Qualidade Corporativa, que vem ajudando empresas que buscam maior produtividade através do bem estar.


Segundo o programa Qualidade Corporativa, fatores como falta de concentração, desmotivação, cansaço físico-mental e baixa produtividade, são influenciados pelo ambiente de trabalho. E isso pode ser solucionado através de estratégias de projeto.


É aí que entra um bom projeto construindo um ambiente mais humanizado! Não vou me adentrar muito no assunto, então quem quiser saber mais a respeito pode visitar o site da Qualidade Corporativa.


Vou mostrar abaixo alguns projetos que seguiram o conceito da neuroarquitetura!


COR

A importância da cor no ambiente de trabalho!


Foto do DK Office & Showroom, por Megabudka, em Moscow. Mostrando a importância da cor no ambiente de trabalho.


DESCONTRAÇÃO E ILUMINAÇÃO

Um espaço bem iluminado e com um ar mais descontraído!


Foto para One Workplace, desenvolvido por Design Blitz. Mostrando a importância da descontração no ambiente, e de bastante iluminação nas áreas de trabalho.


ESPAÇOS DE CIRCULAÇÃO

Não deixe os corredores “mortos”. Eles precisam ter vida!


Foto do projeto 55 Hawthorne, por Studio O+A, na Califórnia. Mostrando a importância que se deve dar para os espaços de circulação.


VEGETAÇÃO

Traga o VERDE para dentro do seu ambiente.. Ele traz vida!


Foto de Kathleen Kilgour Centre, por Wingate + Farquhar  Architects. Mostrando a importância de trazer a vegetação para dentro do ambiente.


ORGANIZAÇÃO

Um espaço organizado colabora para a sua produtividade, o seu rendimento. Seja na escola, no trabalho ou mesmo dentro de casa!


Referência do Pinterest, mostrando que não precisa ser apenas um espaço corporativo ou educacional. Mas que o seu ambiente de trabalho, em casa, por exemplo, também precisa ser organizado para ser atrativo.


Sabe quando você pensa em cada detalhe do escritório, mas acredita que a “copa dos funcionários” é o espaço de menor importância? Então.. Seus funcionários são a engrenagem da sua empresa! Pense em um espaço bem projetado, que incentive eles a produzir ainda mais, que proporcione uma melhor qualidade de vida e bem estar. É disso que se trata a arquitetura humanizada.


Olha na foto abaixo, por exemplo, como é bem projetada a copa dos funcionários dessa empresa. Espaço amplo, iluminado, bem planejado, descontraído.


Foto da Wood Creek Capital Management, nos Estados Unidos. Foto da área da copa dos funcionários, com mesa ampla para reunir e gerar coletividade; com mesa de ping-pong para o relaxamento. Fonte: Office Lovin.


Você já pensou como é o seu ambiente de trabalho? Ele te ajuda a produzir mais ou te desmotiva? O que você acha de aplicar esses pequenos conceitos para melhorar a sua qualidade de vida nas horas de trabalho?


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #decoração #decoration #decorating #decora #decoranognt #decor #design #designdeinteriores #interiores #interiordesign #interior #neuro #neuroarquitetura #arquitetura #architecture #arch #archtrends #ambiente #ambientehumanizado #projeto #reforma #obra












Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.