Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


MEUS QUADROS – PINTURA TINTA À ÓLEO #TécnicaDeDesenho

Sim, um dos meus hobbies favoritos sempre foi pintar!


Foto acima – Quadro autoral.


A pintura com tinta à óleo é uma técnica que se utiliza muito no mundo das artes rs, aplicada com pincel, espátula ou outro material, sobre uma tela de tecido, ou até mesmo sobre placas de madeira.


É bastante popular, pois o uso dessa tinta possibilita uma grande versatilidade para o artista. Hoje já existe uma paleta cromática muito grande de tintas à óleo, abrangendo muito mais de 100 cores.


A tinta à óleo é diluída em aguarrás e óleo de linhaça. É uma tinta de cheiro forte e de secagem lenta – o que, em partes, é bom para o artista, pois tem tempo para corrigir o desenho ou fazer misturas de cores com ela ainda fresca. Mas é importante ficar atento para pessoas alérgicas e crianças!!!


Foto acima – Quadro autoral.


Minha história com a pintura começou quando eu não tinha nem 4 anos rsrs mas, obviamente, as aulas nessa época eram de uma forma bem informal e na brincadeira. Em 1998, aos 7 anos de idade, eu comecei a realmente fazer aulas de pintura, uma vez por semana – era a caçula da turma, com muita insistência da minha mãe de tanto que eu pedia, pois a idade mínima para o curso era de 12 anos! rsrs


Foto acima - Este foi o primeiro quadro que eu pintei “profissionalmente”, aos 7 anos de idade, em 1998.


As aulas eram aos sábados de manhã! Na turma só tinham adultos pra mais dos 30 anos (hoje, estando perto dos 30, os chamo de adolescente ainda haha). O professor era o “tio” Meyer, que é “tio” até hoje quando encontro ele pelas ruas.


E era a MAIOR diversão! Eu levava bolo, doces, balas.. Servia para todo mundo. Era a palhacinha da turma rsrs


Foto acima – Quadro autoral.


Claro que por ser criança, o cheiro forte da tinta sempre foi uma preocupação. Mas o espaço era bem aberto e arejado, meu cavalete ficava estrategicamente posicionado ao lado da porta do jardim, então ventilação natural não faltava!


Foto acima – Quadro autoral.


O “tio” Meyer sempre teve milhares (sim, mais de mil rsrs) de imagens sobre todos os temas que vocês possam imaginar. Nós escolhíamos a foto que queríamos, colocávamos ao lado do cavalete e começávamos a representá-la no quadro.


E quando eu digo “todos os temas possíveis”, é porque pintávamos sobre tudo mesmo: paisagem, retratos, flores, animais, paisagem-morta, abstrato, desenhos infantis. Vou colocar abaixo uma sequência de alguns dos quadros!


Foto acima – Quadro autoral.


Foto acima – Quadro autoral.


Foto acima – Quadro autoral.


Foto acima – Quadro autoral.


Foto acima – Quadro autoral.


Foto acima – Quadro autoral: Releitura de “A Noite Estrelada”, de Vincent van Gogh.


Foto acima – Quadro autoral.


Podíamos decidir o tamanho que o quadro teria (dependendo de onde planejávamos pendurá-lo em casa) e também escolher entre a tela e o painel.


* Tela: é quando ela é mais fininha na lateral, sabe? Você utiliza a tela quando pretende colocar moldura no quadro.


* Painel: é quando a lateral é maior, e você não consegue colocar a moldura. No painel, a lateral é pintada seguindo as cores do desenho que estão na frente.


Foto acima – Montagem explicativa.


Em 2006, comecei o ano de colegial. Na escola em que eu estudava, tínhamos provas aos sábados de manhã, o que impossibilitaria minhas aulas de pintura. Sério, foi um pequeno desespero até o tio Meyer conseguir me colocar na turma de segunda à tarde hahahaha.


Foto acima - Quadro pintado em 2005 especialmente para expor na entrada do salão, no dia da minha festa de 15 anos, com as cores da decoração da festa e o tema de borboletas.


Quando eu passei na faculdade, iria precisar me mudar de Rio Claro para Campinas. E foi então, no final de 2008, que eu encerrei minhas aulas de pintura. Foi uma choradeira só, tanto da minha parte, quando do tio Meyer e dos demais amigos-alunos do curso.


Inconscientemente (ou não), meu último quadro pintado lá, mesmo sem querer, já tinha relação com o que eu faria dali pra frente. Pela primeira vez – e pela última, até então – eu pintei um quadro de natureza que envolvia uma construção, que envolvia a arquitetura. Apelidei o quadro de “Meu Casarão”, e assim como meu primeiro quadro em 1998, este também é o meu xodó! “Não dou, não empresto, não vendo” haha.


Foto acima – Quadro autoral: Foto do meu último quadro, pintado no final de 2008.


Tenho todos os materiais guardados até hoje – inclusive as tintas já vencidas e ressecadas haha. Tenho quadros espalhados no meu apartamento, no apartamento dos meus pais, casa de tios, avós.. E MUITOS guardados, por simplesmente não ter mais espaço para expor haha. Confesso que já tentei vende-los, mas de última hora me bateu uma tristeza e um apego, me arrependi e desisti haha.


Na faculdade desenvolvi o hobbie do desenho feito à mão, com grafite, nanquim.. Um hobbie mais rápido, que ocupa menos espaço e sem nenhum cheiro haha. Mas meu SONHO ainda é ter um espacinho em casa, para colocar um cavalete, e poder voltar a pintar novamente. (Lendo isso em voz alta, para jogar pro universo e ele me devolver de volta rsrs).


Aqui neste post coloquei apenas alguns dos muitos quadros que tenho. Mas para quem quiser conhecer mais minhas pinturas e desenhos, é só entrar no meu site do Studio de Arte.


CLIQUE AQUI


Foto acima – Quadro autoral.


Espero que tenham gostado das pinturas!!!


                                                     

Nota.: todos os quadros expostos acima são de autoria própria. É proibido divulgar as imagens dos quadros sem pedido de autorização, ok? Obrigada! :)


Tags: #decoração #decorating #decoration #decora #decoranognt #blog #blogdearquitetura #blogdedecoracao #decor #arquitetura #arch #archtrends #pintura #quadro #arte #tinta #tintaaoleo #pinturaaoleo #tela #canvas #painel #color #cor #colorfull #feitoamao #artefeitaamao #arte #artista











Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.