* Foto acima é projeto de Ana Bumachar.
Vamos falar um pouquinho sobre as formas de integrar a sala com a varanda, e quais são os prós e contras desse processo.
Fonte: Projeto de Stal Arquitetura.
Antes de tudo, é necessário obter a aprovação do condomínio para executar essa alteração. A retirada da porta que divide a sala e a varanda, e o envidraçamento da varanda, são fatores que interferem na fachada do edifício, e por isso, é necessário saber se o condomínio aprova ou não.
Além disso, a supervisão de um profissional é fundamental, pois é necessário analisar a planta estrutural do edifício antes de sair quebrando paredes, ok?
Fonte: Pinterest.
VANTAGENS de integrar os ambientes:
* ganha mais área livre de circulação;
* ganha dinâmica e amplitude do espaço;
* aumenta a incidência de iluminação natural na sala;
* aumenta a sensação de continuidade visual do espaço;
* a varanda passa a ter uma multifuncionalidade: pode ser sala, área gourmet, etc.
Fonte: Pinterest.
DESVANTAGENS de integrar os ambientes:
* a sala fica sujeita a maior exposição ao sol, podendo ter uma sensação térmica maior – isso pode ser melhorado escolhendo vidros tratados para o envidraçamento da varanda, pois eles reduzem a transmissão de calor e a propagação do som.
* se tiver churrasqueira na varanda, pode entrar um cheirinho para dentro da sala sim rsrs – mas nada que a escolha correta de dutos, por exemplo, não pode resolver. Hoje em dia existem modelos com alta sucção que não deixam o cheiro e a fumaça voltar muito para o ambiente.
Projeto de Duda Senna Home Decor.
Optou por integrar os ambientes? Agora vamos de dicas para deixar essa integração com harmonia e com um ar mais contemporâneo!
É legal você nivelar os pisos – o piso da varanda geralmente fica um pouco para baixo, né? – e utilizar o mesmo revestimento nos dois ambientes, para dar a sensação de unidade visual. Quando deixamos com dois pisos diferentes, fica mais nítida a divisão entre os ambientes – e o intuito nesse caso, é parar um ambiente só!!
Projeto de Marina Linhares.
Trabalhar na mesma linguagem de cores e texturas, para também manter a unidade visual na decoração, é um item bem importante! Trabalhar com os mesmos acabamentos e paletas é algo que permite integrar – visualmente - ainda mais os ambientes.
Fonte: Pinterest.
Caso você opte por não retirar a porta que divide os ambientes, ou mesmo se o condomínio não aprovar, não se preocupe! É possível manter uma integração visual, sem tirar a parede e a porta. Da mesma forma que expliquei acima: nivelando o piso, escolhendo os mesmos revestimentos, mantendo a mesma linguagem de decoração. Dessa forma, ao abrir a porta, os ambientes parecerão estar integrados!!
Fonte: Pinterest.
Outro caso que pode ocorrer é o condomínio permitir a retirada da porta, porém você não conseguir retirar toda a parede por conta de algum pilar e viga que possam passar ali, ou por qualquer outro motivo. Neste caso, retire a porta, deixe a parede, e integre o ambiente mesmo assim! Rsrs Vai por mim, fica lindo e dá super certo!
Projeto de Marcy Ricciardi.
E então? Já decidiu como reforma a sua sala?!
Você já integrou os ambientes ou pretende integrá-los?
Me conta aqui embaixo!
Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)