Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


SALA E VARANDA INTEGRADAS #Projeto

Está pensando em reformar e não sabe se vai integrar a sala com a varanda?


* Foto acima é projeto de Ana Bumachar.


Vamos falar um pouquinho sobre as formas de integrar a sala com a varanda, e quais são os prós e contras desse processo.


Fonte: Projeto de Stal Arquitetura.


Antes de tudo, é necessário obter a aprovação do condomínio para executar essa alteração. A retirada da porta que divide a sala e a varanda, e o envidraçamento da varanda, são fatores que interferem na fachada do edifício, e por isso, é necessário saber se o condomínio aprova ou não.


Além disso, a supervisão de um profissional é fundamental, pois é necessário analisar a planta estrutural do edifício antes de sair quebrando paredes, ok?


Fonte: Pinterest.


VANTAGENS de integrar os ambientes:

* ganha mais área livre de circulação;

* ganha dinâmica e amplitude do espaço;

* aumenta a incidência de iluminação natural na sala;

* aumenta a sensação de continuidade visual do espaço;

* a varanda passa a ter uma multifuncionalidade: pode ser sala, área gourmet, etc.


Fonte: Pinterest.


DESVANTAGENS de integrar os ambientes:

* a sala fica sujeita a maior exposição ao sol, podendo ter uma sensação térmica maior – isso pode ser melhorado escolhendo vidros tratados para o envidraçamento da varanda, pois eles reduzem a transmissão de calor e a propagação do som.

* se tiver churrasqueira na varanda, pode entrar um cheirinho para dentro da sala sim rsrs – mas nada que a escolha correta de dutos, por exemplo, não pode resolver. Hoje em dia existem modelos com alta sucção que não deixam o cheiro e a fumaça voltar muito para o ambiente.


Projeto de Duda Senna Home Decor.


Optou por integrar os ambientes? Agora vamos de dicas para deixar essa integração com harmonia e com um ar mais contemporâneo!


É legal você nivelar os pisos – o piso da varanda geralmente fica um pouco para baixo, né? – e utilizar o mesmo revestimento nos dois ambientes, para dar a sensação de unidade visual. Quando deixamos com dois pisos diferentes, fica mais nítida a divisão entre os ambientes – e o intuito nesse caso, é parar um ambiente só!!


Projeto de Marina Linhares.


Trabalhar na mesma linguagem de cores e texturas, para também manter a unidade visual na decoração, é um item bem importante! Trabalhar com os mesmos acabamentos e paletas é algo que permite integrar – visualmente - ainda mais os ambientes.


Fonte: Pinterest.


Caso você opte por não retirar a porta que divide os ambientes, ou mesmo se o condomínio não aprovar, não se preocupe! É possível manter uma integração visual, sem tirar a parede e a porta. Da mesma forma que expliquei acima: nivelando o piso, escolhendo os mesmos revestimentos, mantendo a mesma linguagem de decoração. Dessa forma, ao abrir a porta, os ambientes parecerão estar integrados!!


Fonte: Pinterest.


Outro caso que pode ocorrer é o condomínio permitir a retirada da porta, porém você não conseguir retirar toda a parede por conta de algum pilar e viga que possam passar ali, ou por qualquer outro motivo. Neste caso, retire a porta, deixe a parede, e integre o ambiente mesmo assim! Rsrs Vai por mim, fica lindo e dá super certo!


Projeto de Marcy Ricciardi.


E então? Já decidiu como reforma a sua sala?!

Você já integrou os ambientes ou pretende integrá-los?

Me conta aqui embaixo!

                               


                 

Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)









Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.