Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


CUBAS PARA BANHEIRO #Projeto

Vai reformar seu banheiro e está em dúvida sobre qual cuba escolher?


Foto acima é projeto autoral.


Vou tentar te ajudar! Separei abaixo alguns modelos de cubas, e vou falar um pouquinho sobre elas, de forma bem resumida e prática, para você conseguir entender as características de cada uma, e decidir qual utilizar no seu projeto!


CUBA DE EMBUTIR

As cubas de embutir são as mais tradicionais e as mais comuns de serem encontradas e entregues pelas construtoras.


Fonte: Pinterest.


São coladas embaixo da bancada, e são de fácil limpeza, pois pode jogar a água direto para dentro da pia. Neste caso, a torneira precisa necessariamente ser instalada na bancada. E podem ser encontradas de diversos formatos, seja retangular, quadrado, oval.


Cuba de Embutir Retangular L.1071.17 da Deca.


É importante sempre ver o manual de instalação! Esta, por exemplo, é recomendável a aplicação de adesivo silicone na hora da instalação.


Cuba de Embutir Retangular L.1071.17 da Deca, com manual de instalação.


CUBA DE SOBREPOR

As cubas de sobrepor são encaixadas na bancada, ficando parte para dentro e parte para fora da bancada. Trazem um ar elegante e sofisticado para o banheiro.


Projeto autoral.


Podem ser encontradas em diversos formatos e cores também. A torneira pode ser fixada tanto na bancada, quanto na própria cuba (se esta for um modelo de “cuba com mesa”).


Cuba de sobrepor com mesa L.129.17 da Deca.


Cuba de sobrepor quadrada L.1056.17 da Deca.


É importante analisar o manual de instalação, para saber a medida correta do recorte que precisa ser feito na bancada.


Cuba de sobrepor com mesa L.129.17 da Deca, com manual de instalação.


CUBA DE APOIO

As cubas de apoio ficam totalmente por cima da bancada, e trazem mais leveza para o seu projeto.


Projeto autoral.


Também podem ser encontradas em diversos formatos e com diferentes cores. Geralmente, os metais precisam ser fixados na própria bancada. São bastante utilizadas em projetos de lavabos!


Cuba de apoio oval L.68.17 da Deca.


Novamente, é importante analisar o manual de instalação para ver a correta furação da bancada.


Cuba de apoio oval L.68.17 da Deca.


CUBA DE SEMI-ENCAIXE

As cubas de semi-encaixe ficam tanto para cima da bancada, quanto para frente. São bastante utilizadas em banheiros e lavabo pequenos, onde a profundidade da bancada não é suficiente por conta da abertura da porta, ou do vaso sanitário.


Fonte: Pinterest.


Também podem ser encontradas com diversos formatos e cores. E assim como eu descrevi acima, existem modelos com e sem mesa, onde você pode optar pela torneira instalada em cima da cuba ou na própria bancada.


Cuba de semi-encaixe cilíndrica com mesa L.903.17 da Deca.


Fundamental ver o correto gabarito da cuba no manual de instalação, para saber as medidas de recorte tanto no tampo da bancada quanto na saia da mesma.


Cuba de semi-encaixe cilíndrica com mesa L.903.17 da Deca, com manual de instalação.


CUBA DE PISO

As cubas de piso são mais utilizadas em lavabos do que em banheiros, já que não possibilitam muito ter um armário inferior. Elas podem ser de louça, ou podem ser esculpidas sob medida em pedra.


Fonte: Pinterest.


Fonte: Pinterest.


Também possuem diversos formatos e cores. E geralmente a torneira também acaba sendo de piso.


Cuba de piso quadrada LC.26.17 da Deca.


Fundamental analisar as instruções do manual quanto aos pontos hidráulicos no piso.


Cuba de piso cilíndrica LC.1271.17 da Deca.


CUBA SUSPENSA

As cubas suspensas ou cubas de parede são aquelas que ficam presas à própria alvenaria. Elas podem ou não ter bancada embaixo.


Fonte: Pinterest.


Por não terem a bancada embaixo na maioria das vezes, a torneira é fixada direto na cuba. Também encontrando uma variedade de tamanhos e formatos.


Cuba suspensa com válvula oculta L.865.17 da Deca.


Sempre importante ver qual a forma de fixação dessa cuba na parede, e é fundamental saber qual o tipo de alvenaria do seu apartamento, e se pode ter a cuba fixada na parede ou não!


Cuba suspensa com válvula oculta L.865.17 da Deca.


CUBA ESCULPIDA

As cubas esculpidas na própria pedra vêm sendo cada vez mais utilizadas em projetos, pela facilidade de poder desenhá-la sob medida, de acordo com as necessidades do cliente.


Projeto autoral.


Podem ter o tamanho e o formato que couber melhor no seu projeto. Tendo, inclusive, uma variedade de modelos, por exemplo:


- Bandeja fixa reta e válvula aparente:


Esboço de desenho, obtido no Pinterest.


- Bandeja móvel reta e válvula oculta:


Esboço de desenho, obtido no Pinterest.


- Bandeja rampa fixa e válvula oculta:


Esboço de desenho, obtido no Pinterest.


- Bandeja rampa móvel e válvula oculta:


Esboço de desenho, obtido no Pinterest.


Entretanto, eu costumo indicar essas cubas esculpidas mais para os projetos de lavabo, pois por possuírem os cantos internos retos em 90º, a limpeza e manutenção da cuba não acaba sendo algo muito prático de se fazer, e pode acumular uma quantidade maior de sujeiras nos cantinhos. Por isso utilizamos esses modelos em lavabos ou em banheiros que não têm muito uso.


Para os banheiros de uso contínuo, as cubas em louça são as mais práticas, por terem os formatos de cantos internos arredondados!


Hoje em dia já existem diversas novidades tecnológicas quando o assunto é louças e metais. Você pode criar um projeto inovador, fugindo do básico, com cubas coloridas por exemplo. Confira as novidades no site da Deca:


CLIQUE AQUI


Uma observação importante é quanto à altura da sua bancada! Geralmente, o tampo das bancadas, por questão de conforto, tem a altura final de 90cm*. Essa altura é a altura final da CUBA, ou seja, se você optar por um modelo de cuba de sobrepor que fique 7cm acima da bancada, o final da sua cuba estará a 90cm, e sua bancada estará com 83cm. Veja o esquema abaixo para entender direitinho :)


Esboço de desenho, obtido no Pinterest.


* Essa altura final de 90cm é um padrão básico utilizado de maneira bem generalizada. Entretanto, costumo dizer que a altura da bancada deve variar sempre de acordo com o que for mais confortável para cada pessoa, de acordo com a altura da própria pessoa. Para pessoas mais baixas, bancadas com 82-85cm são mais confortáveis. Para pessoas mais altas, bancadas até 1,00m de altura costumam ser projetadas também!


E aí, me conta! Qual o modelo de cuba que você tem nos seus banheiros? E qual modelo você sonharia em ter no seu futuro projeto? Deixe nos comentários aqui embaixo!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #designdeinteriores #interiores #design #interiordesign #arquitetura #architecture #arch #archtrends #arquiteturaeinteriores #obra #reforma #projeto #banheiro #banheirodecorado #banheirodecor #banheirodesign #bathroom #bathroomdecor #bathroomdesign #bancada #cuba #deca #cubadeembutir #cubadesobrepor #cubadeapoio #cubadesemiencaixe #cubadepiso #cubaesculpida #decoração #decora #decoration






























































Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.