Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


TIPOS DE TINTAS E SEUS ACABAMENTOS #Projeto

Todo mundo fica em dúvida sobre qual tipo de tinta e acabamento usar, né?


Foto acima - Fonte: Pinterest.


Como prometido semana passada: o texto falando sobre a diferença entre algumas tintas e acabamentos! Vou falar rapidamente sobre alguns exemplos, ok? Vamos lá!


Ah! Antes de começar, queria convidar vocês para mergulhar mais ainda no assunto de tintas e pinturas, e dar uma olhada no nosso post da semana passada. Falamos sobre diversos tipos de pinturas especiais para deixar sua casa ainda mais descolada!


CLIQUE AQUI


Agora sim, podemos começar rsrs Nosso post hoje será um pouco mais teórico, sem muitas imagens como estamos acostumados, ok? Afinal, vamos falar sobre características e especificações de TINTAS!


A primeira coisa a se saber é se você precisa de uma tinta para área externa ou área interna. Engana-se quem pensa que podemos utilizar qualquer tipo de tinta em qualquer situação da casa.


Tintas para área externa podem SIM ser usadas no interior, mas o contrário não é recomendado – afinal, a tinta para área interna pode não dar a proteção necessária contra umidade para casos de chuva, por exemplo.


Foto acima - Projeto Autoral: especificação para área externa.

 

Foto acima - Projeto Autoral: especificação para área interna.


Além da tinta para área externa X área interna, existem também tintas para áreas molhadas. São tintas que costumam ser especificadas para cozinhas, área de serviço e banheiros, quando estes ambientes não receberem revestimentos em todas as paredes. Se você tem o costume de lavar com muita água, é ideal tomar cuidado na pintura.


Foto acima - Projeto Autoral: especificação para área molhada.



TINTA ACRÍLICA

É a tinta mais comum, e a mais utilizada também. É feita a base de água, e seca muito rápido. Tem ótima impermeabilidade e por isso pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos.


É uma tinta que tende a aderir bem tanto na alvenaria, quanto no reboco, no cimento, ou mesmo no bloco de concreto. E você pode escolher o acabamento entre brilho, semi-brilho e fosco.


Por se tratar de um produto mais resistente, acaba tem um custo um pouco mais elevado quando comparado com os demais.


Características:

- Feita a base de água;

- Secagem rápida;

- Ótima impermeabilidade;

- Ambientes internos e externos;

- Acabamentos: brilho, semi-brilho e fosco.


TINTA A ÓLEO

Ela é feita com um ligante a base de óleo, possuindo uma consistência mais aquosa, e pode ter acabamento brilhante ou fosco, dependendo da marca a ser comprada. É indicada para móveis e peças de metal, pois ela impermeabiliza a superfície. Porém, não é indicada para ser utilizada em paredes – pode formar bolhas na pintura.


Características:

- Feita a base de óleo;

- Consistência mais aquosa;

- Acabamentos: brilho ou fosco.


TINTA LÁTEX PVA

Se comporta de forma parecida com a tinta acrílica – solúvel em água e também seca rápido. Entretanto, não é indicada para áreas externas com grande umidade, pois tende a desbotar com grande facilidade.


É uma tinta com um custo mais em conta, e possui acabamento fosco.


Características:

- Semelhante à tinta acrílica;

- Solúvel em água;

- Secagem rápida;

- De preferência, ambientes internos;

- Acabamento: fosco.


TINTA ESMALTE

Pode ser tanto a base de água, quanto a base de solvente. A que é a base de água não tem cheiro e seca mais rápido. Por sua vez, a tinta a base de solvente tem um cheiro característico e forte, e demora mais para secar.


É uma tinta com resistência ao tempo, e por isso é indicada também para dar acabamento em madeiras e metais. Possui acabamentos acetinado, fosco e brilhante.


Características:

- Feita a base de água, ou a base de solvente;

- Boa resistência;

- Acabamentos: acetinado, fosco e brilhante.

                                                       

TINTA EPÓXI

Assim como a tinta esmalte, a epóxi também tem tanto a base de água quanto de solvente. É muito resistente ao tempo, e por isso é bastante utilizada em áreas externas. Pode também ser aplicada sobre azulejos e pisos. Entretanto, é uma tinta um pouco mais difícil de aplicar, e pode requerer mão-de-obra mais especializada.


Agora, quanto aos acabamentos, basicamente são três: acetinado, fosco e brilhante.


Características:

- Feita a base de água, ou a base de solvente;

- Boa para ser utilizada na área externa;

- Pode ser aplicada sobre azulejos e pisos;

- Acabamentos: acetinado, fosco e brilhante.


E para quem tem dúvidas quanto ao acabamento das tintas, vamos falar rapidamente sobre os 3 principais tipos:


ACETINADO

Possui um brilho intermediário, dando um toque especial para os ambientes. A grande vantagem é que se trata de uma tinta que é fácil de limpar.


FOSCO

A tinta fosca ajuda a disfarçar pequenos defeitos e irregularidades na superfície da parede a ser pintada. E deixa a parede com uma aparência mais aveludada.


BRILHANTE

É uma tinta bastante resistente e também muito fácil de limpar, porém o seu alto brilho acentua e destaca as imperfeições da parede e do teto, e por isso geralmente é necessário passar algumas camadas de tintas para que fique bonito.


Fonte: Projeto de Paladino Arquitetura e Portal Tudo Aqui. 


E minhas dicas e experiências sobre as tintas são essas rs

Quem tiver comentários ou mais dúvidas a respeito, é só me perguntar!

E também quem conhecer algum outro tipo de tinta/acabamento, e quiser corrigir ou acrescentar algo que foi comentado por aqui.. deixe nos comentários aqui embaixo, que revisamos tudo, ok?


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #designdeinteriores #design #interiores #interiordesign #decoração #decora #arquitetura #architecture #arch #archlovers #archtrends #pintura #pinturasespeciais #tiposdetintas #tintas #tiposdeacabamentos










Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.