Foto acima: registro de arquivo pessoal, de apartamento entregue na planta, em Rio Claro – antes da elaboração do projeto autoral.
Existem muitas maneiras de você economizar no projeto, investindo apenas em alguns cantos especiais, pesquisando e optando por itens em promoção, e assim por diante.
Mas para quem está procurando um imóvel novo e pretende reformá-lo após a compra, é fundamental saber que a escolha do imóvel interfere diretamente no investimento do projeto e no tempo de obra.
Você sabia que escolhendo o imóvel certo, podemos economizar tanto nos itens a serem comprados, quanto no cronograma da reforma?
Foto acima: registro de arquivo pessoal, de apartamento entregue na planta, em Rio Claro – antes da elaboração do projeto autoral.
Quando estamos procurando um novo imóvel, listamos quais são nossas necessidades básicas para fazermos a escolha. Entretanto, não associamos isso ao que queremos reformar no futuro.
Se a sua palavra de ordem é ECONOMIA, é fundamental analisar qual a real situação do imóvel a ser comprado – seja um apartamento sendo entregue na planta pela construtora, ou um imóvel sendo vendido pelo antigo proprietário.
Analisar esses detalhes, e comparar com o que precisará ser reformado, é que fará a diferença no seu investimento no projeto, e é o que interferirá no tempo necessário para fazer a reforma.
Vamos te dar alguns exemplos abaixo:
REVESTIMENTOS
Se você pretende economizar tempo e dinheiro na reforma, é importante procurar por imóveis que já possuam revestimentos de qualidade e que se adequem ao futuro projeto. Isso evita gastar com mão-de-obra para retirar tudo, e ter que comprar tudo novo.
Claro que nem sempre aprovamos 100% dos revestimentos entregues para todos os ambientes, mas podemos também estabelecer prioridades. Se o porcelanato do piso do banheiro for avaliado como de qualidade, e que harmonize com o seu gosto, podemos investir apenas em um revestimento especial para a parede, por exemplo.
Praticidade + Economia de dinheiro + Economia de tempo de obra = Funcionalidade.
Foto acima: registro de arquivo pessoal, de apartamento entregue na planta, em Campinas – antes da elaboração do projeto autoral.
PINTURA
É interessante avaliar qual a condição das paredes que não receberão revestimentos. Uma pintura básica resolve a situação, ou será necessário lixar e passar massa corrida?
Com o auxílio de um profissional da área podemos analisar em detalhes essas situações, para saber, por exemplo, qual o investimento que precisará ser feito na área de pintura.
Foto acima: registro de arquivo pessoal, de apartamento entregue na planta, em Campinas – antes da elaboração do projeto autoral.
ELÉTRICA E HIDRÁULICA
Um item que ninguém presta atenção, mas que faz muita diferença no orçamento da obra: infraestrutura elétrica e hidráulica. Claro que alguns ajustes sempre precisam ser feitos para deixar o projeto alinhado com o que queremos. Mas quanto mais apropriado estiver, melhor será.
É importante avaliar as condições do quadro de energia; verificar como e quantos são os pontos em cozinha e área de serviço; entre outras situações. Vamos te dar um exemplo real que encontramos em um apartamento em Campinas: somente na hora do desenvolvimento do projeto, o cliente percebeu que não existia ponto de água e esgoto para a máquina de lavar roupa! Sim, sempre tentamos encontrar a melhor solução. Mas isso envolve mais gastos e mais tempo de obra.
Foto acima: registro de arquivo pessoal, de apartamento entregue na planta, em Campinas – antes da elaboração do projeto autoral. Caso do apartamento mencionado acima.
LOUÇAS E METAIS
Os itens de louças e metais costumam aumentar os custos da nossa planilha de orçamentos. Muitas vezes, visitamos imóveis nos quais a situação existente já é ideal e poderá ser mantida.
Quando o modelo existente é bacana, de boa qualidade e está em boas condições, podemos sim mantê-los, economizando um dinheiro que poderá ser investido em outros itens do projeto!
Podemos te ajudar a avaliar cada um dos itens de louças e metais, e ver quais se encaixam ou não na proposta do futuro projeto!
Foto acima: registro de arquivo pessoal, de apartamento entregue na planta, em Rio Claro – antes da elaboração do projeto autoral.
Além desses que citamos acima, existem outros pontos que precisam ser avaliados na compra de um imóvel, como marmoraria e marcenaria existentes. Estes dois itens, por exemplo, geralmente tem um alto valor atrelado, então o quanto pudermos economizar e reaproveitar, melhor.
Caso seu imóvel já esteja comprado, não se preocupe rsrs Não é o fim do mundo, e com certeza é possível desenvolver um projeto lindo, com sua personalidade e que esteja dentro do seu orçamento.
Mas se você tiver a possibilidade de ter o auxílio de um arquiteto na compra do imóvel, te garanto que essa análise será ainda mais detalhada!
Como costumamos dizer, ter o auxílio de um profissional da área de arquitetura, junto da presença do corretor, é importante para escolher o imóvel com as melhores condições, que te proporcionará maior economia na reforma!
E claro, se vocês tiverem mais dúvidas sobre como funciona o serviço de Assessoria Imobiliária e sobre como podemos te ajudar, vem tomar um café com a gente, que te explicamos em detalhes!
Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)
Tags: #assessoria #imobiliaria #assessoriaimobiliaria #imoveis #reforma #obra #projeto #arquitetura #residencia #apartamento #design #interiores #designdeinteriores