Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


5 ERROS AO ADQUIRIR UM IMÓVEL #jp_oca

Você sabe quais imprevistos podem ocorrer ao adquirir um novo imóvel?


Foto acima foi desenvolvida pela nossa equipe.


Você pretende adquirir um novo imóvel, seja apartamento ou casa, e futuramente reformá-lo de acordo com as suas necessidades? Saiba quais são os erros mais cometidos nessa hora e como você pode evitá-los.


Foto acima é registro pessoal dos integrantes desta parceria.


Quando você decide se mudar, geralmente o primeiro passo é adquirir o novo imóvel, ter as chaves em mãos, para somente depois contratar um profissional que desenvolva o projeto e faça uma reforma.


Entretanto, vêm ocorrendo muitas situações que atrapalham o desenvolver desse projeto, por falta de acompanhamento ou auxílio na escolha do imóvel. Vamos citar abaixo os 5 erros mais cometidos neste momento.


NÚMERO 1 – Método Construtivo


Você sabia que a forma como o edifício foi construído interfere diretamente no que você pode reformar ou não dentro do seu apartamento? Vamos te dar um exemplo: se você pretende demolir paredes, integrar ambientes e abrir nichos, pode ser que nada disso consiga ser executado caso o edifício seja em alvenaria estrutural.


Ter o auxílio de um profissional que te diga o que poderá ser feito futuramente na reforma, é ideal para a escolha correta de acordo com o que você deseja para o seu projeto!


Foto acima: projeto do escritório Iná Arquitetura.


NÚMERO 2 – Varandas


Hoje em dia, um dos primeiros pedidos que recebemos no briefing dos clientes é: “integrar a varanda com a sala, fazendo o envidraçamento da mesma”. O que nem todos sabem é que não é todo condomínio que permite isso!


A varanda, por definição de projeto, faz parte da fachada do edifício. Muitas vezes não podemos alterar os revestimentos da parede, a cor da pintura, nem mesmo retirar a porta que divide a sala da varanda, pois de acordo com o manual do condomínio, isso implicaria em “alteração de fachada” – o que é proibido.


Se seu sonho é ter a varanda toda integrada, procure se informar antes se isso será possível de se executar naquele edifício!


Foto acima: projeto de Carolina De Nani e foto de Kadu Lopes.


NÚMERO 3 – Disposição dos Ambientes


A disposição dos ambientes pode parecer algo banal de ser pensado, mas é sim um fator importante de ser considerado na escolha do imóvel – seja apartamento ou casa.


Para pessoas que têm o hábito de receber amigos em casa e têm criança pequena dormindo mais cedo, é importante que a parte social da casa consiga ficar separada do restante. Ou seja, é fundamental ter uma privacidade entre o quarto das crianças e a sala, cozinha e varanda onde estarão as visitas.


Essa divisão nem sempre é nítida, e muitas vezes será melhor resolvida em projeto. Por isso, o auxílio do profissional nesse caso será necessário para a escolha correta!


Foto acima: projeto da arquiteta Hana Lerner.


NÚMERO 4 – Iluminação e Ventilação Naturais


Quando você visita um imóvel, presta atenção na incidência de luz natural? Ou mesmo se atenta se o cômodo é bem ventilado ou não? Esses fatores geralmente são os últimos que pensamos, mas são extremamente importantes para a qualidade de vida dos moradores!


Saber se o imóvel é bem iluminado, se as aberturas são dimensionadas de acordo permitindo uma boa ventilação ou não. Um profissional da área poderá te ajudar a observar estes detalhes!


Foto acima: projeto do escritório Très Arquitetura.


NÚMERO 5 – Acabamentos Existentes


Quando o assunto é economia, é fundamental prestar atenção na situação atual do imóvel. Se você pretende não gastar muito dinheiro com projeto e reforma, é importante analisar o que está sendo entregue pela construtora ou pelo antigo proprietário.


Quais os acabamentos existentes? Os revestimentos são de boa qualidade? Os móveis embutidos estão em boas condições? Vai precisar trocar louças e metais? Você precisará trocar tudo e reformar do zero? Cada um desses detalhes implica em mais dinheiro a ser investido e mais tempo de obra para reformar.


Foto acima: registro de arquivo pessoal, projeto do escritório Julia Paraluppi Arquitetura & Interiores.


Esses foram alguns exemplos das muitas situações que podem passar despercebidas na hora de escolher seu imóvel, mas que futuramente atrapalharão nas decisões de projeto e no tempo de obra.


Ter o auxílio de um profissional da área, junto da presença do corretor, para selecionar quais as melhores opções que se encaixam para suas necessidades, é fundamental para evitar estes erros!


Se vocês tiverem mais dúvidas ou quiserem saber mais sobre como funciona o serviço de Assessoria Imobiliária e sobre como podemos te ajudar, vem tomar um café com a gente, que te explicamos em detalhes!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


Tags: #assessoria #imobiliaria #assessoriaimobiliaria #imoveis #reforma #obra #projeto #arquitetura #residencia #apartamento #design #interiores #designdeinteriores










Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.