Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


PROJETO APTO 35 - #jp_apto35

Vou contar um pouquinho como foi o projeto!


Foto acima é imagem renderizada do projeto autoral.


Vou contar para vocês como foi o desenvolvimento do projeto para o #jp_apto35. O apartamento é localizado na cidade de Campinas, e os clientes optaram por fazer projeto apenas para parte do apartamento: cozinha, área de serviço, sala de TV, sala de jantar e banheiro social.


Vamos lá.. do início ao fim! rs


O apartamento foi construído em alvenaria estrutural, ou seja, não podemos demolir nenhuma parede, nem mesmo rasgar paredes para mover tomadas de lugar, por exemplo. Então, a solução foi em alguns casos utilizar conduítes de ½ polegada no reboco da parede, e em outros casos utilizar canaletas aparentes – que ficarão escondidas atrás de painéis de marcenaria.


1ª Etapa: Levantamento das Medidas.

A primeira coisa que fazemos é ir até o apartamento, para conferir todas as medidas – medidas gerais, alturas de janelas, portas, posicionamento dos pontos elétricos, etc. Em seguida, passamos isso para o computador, para ter o arquivo digital do levantamento.


Foto acima: à esquerda, planta de situação existente; à direita, planta com o posicionamento dos pontos existentes.


Nesse mesmo dia, fazemos um registro fotográfico de todos os ângulos do apartamento!


Foto acima: montagem com algumas fotos da situação existente do apartamento.


2ª Etapa: Apresentação e Escolha do Layout.

Após o levantamento das medidas, começamos a analisar qual o melhor layout para o apartamento, ou seja, mediante o que o cliente nos pediu, qual a melhor disposição para o projeto. E aí, a 1ª apresentação foram algumas plantas, para o cliente escolher qual o layout que ele preferia.

Após definirmos, junto dos clientes, qual a opção de layout, partimos para a fase de Projeto Conceitual.


Nesta etapa, desenvolvemos a maquete eletrônica do projeto – já colocando as opções corretas para cores na pintura, revestimentos de piso e paredes, pedras, mobiliários, acabamentos, etc. E em seguida, desenvolvemos a planta com o layout escolhido.


3ª Etapa: Apresentação do Projeto Conceitual.

Nesta etapa, apresentamos muitas imagens da maquete eletrônica – muitas vezes, geralmente mais de 100 rsrs. Para o cliente ver o projeto em todos os ângulos, todos os detalhes.


Foto acima: montagem com algumas imagens da maquete eletrônica.


Apresentamos a planta com o layout definido.


Foto acima: planta com o layout escolhido do projeto autoral.


E para completar essa primeira apresentação, levamos todos os catálogos e amostras disponíveis – como mdf, pedras, tecidos, cores de tintas, revestimentos, dentre outros. Assim fica mais fácil entender e visualizar o projeto!!!


Foto acima: registro pessoal do dia da reunião.


4ª Etapa: Projeto Executivo.

Se o projeto da maquete eletrônica for aprovado logo de cara, na primeira reunião – como foi o caso deste projeto -, a próxima etapa é o desenvolvimento do projeto executivo, ou seja, de todo o desenho e detalhamento técnico para a obra.


Costumamos desenhar tudo em escala 1:25 (para ficar bem visível e detalhado). E separo tudo por assuntos. No caso deste projeto, desenvolvemos:


- Plantas de situação existente: como comentei anteriormente, fica registrada a situação existente do apartamento, com todas as medidas e posicionamento dos pontos.


- Planta de demolição: marcamos o que precisa ser retirado – como bancadas, revestimentos, louças, metais, etc.


Projeto Autoral Prancha 1: situação existente e planta de demolição.


- Planta de iluminação: marcação de todos os pontos de iluminação, com especificação e quantitativos dos modelos.


- Planta de gesso: desenho de rebaixo de gesso – com especificação de sanca para fita LED e tabica – e desenho das molduras de gesso também.


Projeto Autoral Prancha 2: iluminação e gesso.


- Planta com ajustes elétricos e hidráulicos: posicionamento de todos os novos pontos de tomadas – explicando se serão ajustados no conduíte de ½ polegada ou por canaletas atrás da marcenaria.


Projeto Autoral Prancha 3: ajustes de elétrica.


- Planta de revestimentos: especificação dos revestimentos para piso, parede e rodapé, e desenho das bases de alvenaria.


- Planta de pintura e acabamentos: especificação de pintura e modelo de papel de parede.


Projeto Autoral Prancha 4: revestimentos, pintura e papel de parede.


- Planta de ar condicionado: posicionado das evaporadoras e condensadoras, posicionamento dos drenos e de toda a infraestrutura necessária.


- Planta de vidraçaria: desenho em vistas, cortes e plantas das divisórias de vidro, dos espelhos e do box do banheiro.


Projeto Autoral Prancha 5: ar condicionado e vidraçaria.


- Planta de executivo: planta geral com o layout desenhado e com todas as cotas.


- Planta de especificações: planta geral com o layout desenhado, especificando todos os itens do projeto.


Projeto Autoral Prancha 6: executivo e especificações.


- Planta de marmoraria: desenho de todas as bancadas, filetes e soleiras em pedra – com detalhamentos em vistas e cortes.


- Planta de acabamentos: posicionamento em planta de todos os acabamentos, mobiliários, louças, metais, eletrodomésticos, etc.


Projeto Autoral Prancha 7: marmoraria e acabamentos.


- Projeto de marcenaria: todos os detalhamentos da marcenaria feita sob medida, com desenhos em plantas, vistas e cortes.


Projeto Autoral Prancha 8: marcenaria.


- Vistas gerais: são das pranchas, com as vistas gerais. Tanto no executivo – com todas as cotas -, como de layout – com todas as especificações.


Projeto Autoral Prancha 9: vistas gerais.


Projeto Autoral Prancha 10: vistas gerais.


5ª Etapa: Memorial Descritivo.

Elaboramos um arquivo, chamado de Memorial Descritivo. Neste arquivo, constará TUDO que existe na obra. Começando com uma explicação sobre a parte de demolição, e seguindo para os revestimentos, a parte de elétrica, iluminação, gesso, marmoraria, marcenaria, mobiliários a serem comprados, dentre outros itens.


No arquivo têm imagens, fotos do projeto, referências – tudo para deixar ainda mais claro na obra. E tem também indicação de lojas e fornecedores para os clientes!


6ª Etapa: Sequenciamento da Obra.

Quando não fazemos o acompanhamento da obra, entregamos para o cliente uma sugestão de sequenciamento. De forma bem simples e prática, resumida em tópicos, sequenciamos as etapas da obra. Para que assim, o cliente que vai tocar a obra sozinho, saiba o que precisa ser feito antes ou depois.


7ª Etapa: Imagens Renderizadas.

Apresentamos as imagens renderizadas! São as imagens que têm essa aparência mais realista, na qual podemos ver realmente como o projeto ficará!


Vou colocar abaixo as imagens desse apartamento.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


Foto acima: imagem renderizada do projeto autoral.


8ª Etapa: Entrega do Projeto.

E finalmente chega a etapa de entregar tudo aos clientes. Entregamos todos os arquivos e explicamos todos os detalhes do projeto!


Foto acima: registro pessoal da entrega do projeto.


Foto acima: registro pessoal da entrega do projeto.


Espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre o #jp_apto35. E espero que vocês gostem de posts assim aqui no BLOG, contando todas as etapas do projeto, até chegarmos nessas imagens lindas que sempre vemos!


Se quiserem mais posts assim, é só deixar aqui embaixo nos comentários! E agora, vamos esperar o apartamento ficar pronto, e eu mostro para vocês!!!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)














Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.