Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


PROJETO QUARTO BABY - #ap_belinha



Foto acima é imagem renderizada do projeto autoral.


Vou contar para vocês como foi o desenvolvimento do projeto do quartinho de bebê, no #ap_belinha. Vamos lá.. do início ao fim! rs


Começamos sempre com o que chamamos de Briefing Inicial. Um bate-papo com os clientes, para eles contarem o que esperam do projeto, quais as necessidades que eles têm, e assim por diante.


Neste caso, saímos da reunião com as seguintes informações:

- querem manter piso e rodapé existentes;

- pretendem comprar um modelo de berço que tenha a cama auxiliar embaixo e o trocador já acoplado na lateral;

- querem um guarda-roupa – na maior medida possível;

- precisam de um espaço – dentro do guarda-roupa ou em outro móvel – para guardar o ar condicionado portátil e alguns sapatos que não cabem em nenhum outro lugar;

- não gostam de cores muito pastéis, típicas de quarto de bebê – como o azul clarinho, rosa clarinho, etc;

- querem rebaixar um trecho de forro de gesso e trabalhar com a iluminação.


Em seguida, fazemos o Levantamento, onde tiramos todas as medidas do local. Desde as medidas gerais, até o posicionamento de tomadas e pontos de iluminação existentes.


Desenho técnico – autoral – com o levantamento das medidas existentes.


Desenho técnico – autoral – com o levantamento dos pontos de elétrica existentes.


E então, partimos para o desenvolvimento do Projeto Conceitual. Nesta etapa, começamos a pensar qual o melhor layout para dispor os móveis no quarto. E a primeira grande questão era o posicionamento do berço.


Desenho técnico – autoral – ilustrando o posicionamento do berço, dificultando o acesso à janela.


Queríamos manter o acesso livre para a janela em todas as situações. E como o modelo do berço tem uma cama auxiliar embaixo, isso reduziu nossas opções de layout.


Definimos então a opção abaixo:


Desenho técnico – autoral – com a planta de Layout básico definido.


A partir disso, fizemos a Apresentação da 1º Etapa, na qual mostramos:

- planta de layout (imagem acima);

- planta de executivo – a mesma planta, porém com todas as medidas para mostrar as circulações existentes;

- imagens 3D do projeto;

- moodboard conceitual;

- catálogos de tintas e madeiras para escolhermos os acabamentos – neste caso, apresentamos catálogos da Suvinil, da Duratex e da Sayerlack.


Abaixo temos algumas Imagens 3D que são apresentadas para os clientes. No total, foram apresentadas 33 imagens rsrs Gostamos de mostrar todos os ângulos possíveis, para eles entenderem cada cantinho do projeto!


Imagem do 3D do Sketchup – projeto autoral.


Imagem do 3D do Sketchup – projeto autoral.


Imagem do 3D do Sketchup – projeto autoral.


Como eu mencionei acima, apresentamos também o Moodboard Conceitual. Ele serve para poder mostrar de forma conjunta quais os acabamentos, materiais e objetos que estão sendo especificados no projeto – de forma que os clientes possam ter uma visão ampla da composição.


Moodboard Conceitual – projeto autoral.


PARTIDO DO PROJETO: Como vocês podem ver na imagem do Moodboard, o projeto é todo trabalhado em tons de cinza e azul – porém não azul bebê, mas sim um tom de azul mais sóbrio e acinzentado. Utilizamos boiserie de gesso para fazer essas molduras na parede, dando um charme especial para a área do berço. E alguns toques de cor azul e amadeirado nos detalhes – quadrinhos, luminárias, nichos – para aquecer e alegrar o ambiente.


É nesta etapa que os clientes pedem as revisões que eles acharem necessárias. Neste caso, não tivemos nenhum pedido de alteração, e o projeto foi aprovado de imediato!!! rs


Com o projeto aprovado, seguimos para o desenvolvimento do Projeto Executivo! É este projeto que contará com todos os detalhamentos técnicos necessários para a mão-de-obra e para os fornecedores gerais.


Para o projeto do quartinho baby, fechamos o executivo no total de 10 Pranchas, ou seja, 10 folhas, que serão impressas para a obra. Eu gosto de separar as pranchas por assunto, para ficar mais fácil o entendimento, ou seja, uma prancha só de pintura, outra só de gesso, outra só de marcenaria, e assim por diante. Vou colocar abaixo a imagem de cada uma dessas pranchas.


Prancha 1 – Situação Existente.


Prancha 2 – Elétrica e Iluminação.


Prancha 3 – Forro e Moldura de Gesso.


Prancha 4 – Boiserie.


Prancha 5 – Pintura.


Prancha 6 – Executivo e Especificações.


Prancha 7 – Marcenaria.


Prancha 8 – Mobiliários e Decorações.


Prancha 9 – Vistas 1 e 2.


Prancha 9 – Vistas 3 e 4.


Ao final, entregamos para o cliente:

- todas as pranchas com os detalhamentos executivos;

- memorial descritivo;

- imagens renderizadas.


Memorial Descritivo

Temos o hábito de, ao final de todos os desenhos executivos, redigir um arquivo listando e explicando com mais detalhes, tudo que foi especificado. Principalmente itens a serem comprados. Fazemos isso com tudo do projeto: iluminação; gesso; pintura; marcenaria; mobiliários; persiana; papel de parede; quadros; almofadas; poltrona; etc.


Separamos isso por assunto, e para cada um desses assuntos mencionados acima, detalhamos o desenho, as metragens, as especificações. Por exemplo, no assunto “papel de parede”: especifico de 2 a 3 opções de lojas, coloco o nome das atendentes, o endereço, o contato, a metragem do papel no projeto, e coloco o nome de alguns modelos de papel de parede que harmonizam melhor com o projeto. Assim os clientes ficam a vontade para escolher!


Entre no nosso Instagram , e veja nos Destaques alguns vídeos que eu gravei explicando isso em detalhes.


Imagens Renderizadas

Ao final, apresentamos também as imagens realistas, mostrando em alguns ângulos, perspectivas que apresentam melhor como realmente ficará o projeto! E aí começa a só aumentar a ansiedade de ver tudo isso prontinho rsrs.


Imagem renderizada – projeto autoral.


Imagem renderizada – projeto autoral.


Imagem renderizada – projeto autoral.


Como nossos clientes fecharam conosco apenas o Desenvolvimento do Projeto, significa que eles farão o levantamento de orçamentos, a contratação da mão-de-obra e o acompanhamento da execução da obra. E claro, sempre que precisarem, entrarão em contato conosco.


Mas é justamente para eles poderem tocar a obra sozinhos, que desenhamos tudo nos mínimos detalhes, de forma bem clara e minuciosa, para eles saberem o que precisa ser feito.


Vamos fazer um resumão das etapas então? Haha


1ª Briefing inicial:

- entender as necessidades do cliente;

- fazer o levantamento das medidas no local.


2ª Apresentação do Projeto Conceitual:

- planta com o layout sugerido;

- imagens do 3D;

- moodboard conceitual;

- apresentação de amostras e catálogos.


3ª Projeto Executivo:

- pranchas com o detalhamento técnico de todo o projeto;

- memorial descritivo com especificações de tudo;

- imagens renderizadas.


AH! Não podia me esquecer de explicar o porquê do nome #ap_belinha . Essa da foto abaixo, é a Belinha! O centro das atenções caninas da família rsrs Uma fofura né???


Foto de arquivo pessoal, com a Belinha.


De forma beeeeeem resumida, é isso rsrsrs

Espero que tenham gostado de saber um pouco mais como é o desenvolvimento dos projetos, e se tiverem alguma dúvida, é só deixar aqui embaixo nos comentários!


Se quiserem, posso tentar fazer mais passo-a-passo dos projetos para vocês verem!

E para quem quiser conhecer mais dos nossos serviços e o passo-a-passo deles, veja AQUI e vem falar com a gente!!


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)











Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.