Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


VILAS ITALIANAS #Arquitetura

Como não se apaixonar por esses cantinhos na Itália?!


Foto acima é um registro de Portofino, comuna italiana da região da Ligúria, província de Gênova. Fonte: Pinterest.


“Ah, a Itália!”. Quem me conhece já me ouviu falar isso mil e uma vezes rsrs. Tenho um caso seríssimo de amor com aquele país. Já fui a passeio, já fui para estudar, já morei um tempo lá. E volto quantas vezes eu puder! (é só me convidar, ok? haha).


Bem, final de 2018 se aproxima, e a gente sempre começa o ano novo com novos sonhos, novas metas, novos objetos, não é mesmo? Nada melhor do que encaixar na nossa listinha de desejos para 2019, um novo roteiro de viagem!


Por isso, tenho sempre uma listinha – que só aumenta, diga-se de passagem -, de lugares que eu quero ir pela Itália. Separei 5 lugares (sendo que dois deles eu já fui) para mostrar rapidinho aqui – e fazer vocês se apaixonarem também.


Montalcino.


Foto de arquivo pessoal, em Montalcino.


É uma comuna italiana da região da Toscana, na província de Siena. É bastante conhecida pela produção do vinho Brunello de Montalcino. Eu visitei Montalcino em 2010, quando passei 1 mês estudando na cidade de Florença. Fomos para lá em uma visita técnica, para fazer degustação de vinho na Fortaleza.


Foto de arquivo pessoal, na Fortezza di Montalcino.


O gostoso é caminhar pelas ruas de pedras, vendo as portas e janelas decoradas com vasos de flores. Descobrir jardins secretos ao longo do passeio. Se deparar com paisagens deslumbrantes que surgem de repente entre uma casa e outra.


Foto de arquivo pessoal, caminhando pela comuna de Montalcino.


Certaldo.


Foto de arquivo pessoal, caminhando pela comuna de Certaldo.


Também é uma comuna italiana da região da Toscana, mas pertence à província de Florença. A cidade é dividida pela parte alta – abriga o centro histórico e cultural, de arquitetura medieval – e pela parte baixa.

Visitei Certaldo na mesma viagem de 2010, como uma visita técnica para conhecer o processo de restauro do Palazzo Pretorio.


Foto de arquivo pessoal, dentro do Palazzo Pretorio, para visita técnica.


E como toda pequena comuna italiana: vasos de flores nas portas e janelas, ruas estreitas, paisagens que vão surgindo aos poucos pelos caminhos.


Foto de arquivo pessoal, caminhando pela comuna de Certaldo.


Foto de arquivo pessoal, caminhando pela comuna de Certaldo.


Tellaro.


Foto de Tellaro. Fonte: Pinterest.


É uma pequena vila de pescadores, situada em um penhasco na costa leste do Golfo de La Spezia, na Ligúria. Faz parte da preciosa lista das mais belas aldeias italianas.


Foto de Tellaro. Fonte: Pinterest.


Caracterizada por ruas estreitas, escadas e pequenas praças. Uma aldeia aconchegante para relaxar e curtir a natureza.


Foto de Tellaro. Fonte: Pinterest.


Manarola.


Foto de Manarola. Fonte: Pinterest.


Manarola é um distrito da comuna de Riomaggiore, na província de La Spezia. É a região das famosas Cinque Terre, sabe? É o retrato do lugar mais colorido e charmoso que eu já vi na Itália! Fala, tem coisa mais fofa do que essas casinhas coloridas?


Foto de Manarola. Fonte: Pinterest.


Acho um charme total a cor das casas, misturadas com o azul da água, a cor das flores! Com certeza é um dos top 5 da minha lista para quando eu voltar lá rsrs.


Foto de Manarola. Fonte: Pinterest.


Alberobello.


Foto de Alberobello. Fonte: Pinterest.


É uma comuna italiana da região da Puglia, província de Bari. E é muito conhecida pelos “trulli” – são antigas construções de pedras, com telhados cônicos.


Foto de Alberobello. Fonte: Pinterest. 


Eu adoraria conhecer uma cidade com uma arquitetura tão peculiar e cheia de história como esta! Olha que charme a combinação dessas casinhas brancas, com a cor das flores por perto.


Foto de Alberobello. Fonte: Pinterest.


E então? Vocês conhecem a Itália? Me contem quais cidades vocês conhecem ou gostariam de conhecer! Adoro saber a história de cada lugar! E voltar para casa com novas lembranças e experiências de vida é a melhor coisa que podemos ter para nós!


O que vocês planejam para 2019? Novas viagens estão na listinha de vocês?


Desejo um Ano Novo de muita luz, prosperidade e realizações para todos vocês. Que 2019 venha com TUDO, que vocês possam realizar seus sonhos, alcançar suas metas e viajar mais – por que não, né? rsrs Que em 2019 possamos compartilhar ainda mais conhecimento junto aqui, eu e vocês, trocando as melhores energias!


Foi um prazer ter vocês por aqui neste ano de 2018.. Vem que vem 2019!!


Boas festas e feliz Ano Novo!

Beijos,

Ju.


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)







Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.