Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


PISO VINÍLICO X PISO LAMINADO #Projeto

Sabe as diferenças e semelhanças entre eles?


Foto acima é do piso laminado Durafloor Linha New Way.


Quando gravei o vídeo do Bate-Papo Com a Solo, um dos revestimentos que escolhi foi o Piso Vinílico Home Carvalho FYW 300-4 da Eucafloor. Eu prometi fazer um post falando mais sobre vinílico e laminado... Vamos lá?


Vamos falar um pouquinho sobre a diferença entre piso vinílico e piso laminado? Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual comprar, quais as características de cada um.. Então, vamos explicar isso resumidamente.


PISO VINÍLICO

É um piso emborrachado, feito de PVC, minerais e aditivos, com uma lâmina de impressão de madeira por cima.


Projeto da Aline Dal’Pizzol, com piso vinílico da Tarkett.


Pode ser encontrado de três formas: régua, placa e manta. A régua e a placa são mais utilizadas em casas, apartamentos e ambientes menores. Já a manta é mais utilizada em grandes ambientes e corredores. A vantagem da manta é que pode ser encontrada em diversos formatos e cores, e tem um custo mais em conta. Porém sua desvantagem é em relação à resistência e durabilidade.


Fonte: Pinterest.


A espessura do piso vinílico costuma variar entre 2 e 5mm, e isso interfere tanto no preço quanto na resistência do material. Dependendo da sua composição e da espessura, pode ficar com marcas de salto e objetos pontiagudos, por exemplo. Por isso, para áreas comerciais e de alto tráfego, é indicado os mais espessos – sempre conferindo as indicações do próprio fabricante.


Fonte: Pinterest.


Existem dois tipos que diferem na forma da instalação: o colado e o de click. Para o piso vinílico colado, após a regularização do contrapiso, você utiliza uma cola especial, sobre a qual você assentará as réguas.


Fonte: Pinterest.


Já no caso do piso vinílico tipo click, ele possui um encaixe macho-fêmea, e dispensa o uso da cola após a regularização do contrapiso. Neste caso, a instalação é mais rápida e o acabamento fica melhor.


Fonte: Pinterest.


Você pode instalar o piso vinílico por cima do piso existente, evitando aquele quebra-quebra. Ele pode ser instalado diretamente em cima de cerâmica, porcelanato, cimento desempenado ou laje de concreto, desde que estejam sem nenhuma irregularidade – qualquer coisa, será necessário utilizar a massa regularizadora primeiro. Você só não pode instalá-lo em cima de outro piso de madeira.


Fonte: Pinterest.


É um piso mais resistente do que o laminado, porém também não é totalmente a prova d’água. Ele não estragará imediatamente caso caia água, mas não pode ficar submerso. Por isso é mais indicado para ambientes internos e secos. Sim, você pode utilizar na cozinha e no lavabo, mas ciente de que precisará de cuidados especiais.


Outras características pontuais desse piso são:

  • Apresenta bom conforto térmico e reduz o barulho dos ambientes.
  • É antialérgico.
  • É anti-chamas.
  • É fácil de fazer a paginação, pois é possível cortá-lo até com um estilete.
  • É fácil de limpar, utilizando pano úmido e sabão neutro (recomendável olhar as indicações do fabricante quanto à manutenção).


PISO LAMINADO

É composto por materiais derivados da madeira, com lâminas prensadas entre si, e comercializado em forma de réguas. Depois de instalado, esteticamente é bem parecido com o piso vinílico.


Fonte: Pinterest.


Para sua instalação, o piso laminado é colocado por cima de uma manta de polietileno. Pode ser instalado por cima de piso cerâmico e porcelanato, mas, assim como o vinílico, não deve ser instalado em cima de outro piso de madeira.


Foto de referência obtida no site da Casa Claudia.


Costuma apresentar um conforto acústico menor do que o vinílico, causando certo “ruído” com os passos. E, diferentemente do vinílico, ele estufa quase que imediatamente após o contato direto com a água. E por isso é indicado apenas para ambientes internos secos.


Nota1: fornecedores e especialistas em pisos vinílicos e laminados, que estiverem por aqui no nosso blog e quiserem acrescentar/comentar algo a respeito.. Deixem nos comentários aqui embaixo, que eu atualizo depois no texto, ok? :)


Nota2: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)


 



Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.