Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


ENTREVISTA PARA O JORNAL DIÁRIO #TrocandoExperiências

Um pouquinho de como foi nossa entrevista para o Jornal Diário.


Foto acima é de arquivo pessoal, fazendo um registro da nossa entrevista que saiu no Jornal Diário de Rio Claro.


Vocês se lembram do post da semana passada, que contei como foi o nosso Bate-Papo com a Solo Revestimentos de Rio Claro?

Para quem não leu o post da semana passada, vou deixar o link aqui: Bate-Papo com a Solo. Assim, vocês podem entender de uma forma mais completa como foi tudo.


No mesmo dia da gravação do vídeo do Bate-Papo com a Solo, fizemos uma entrevista para a equipe do Jornal Diário de Rio Claro, que saiu na edição do último domingo, dia 16 de Setembro.


Foto acima foi registrada pela equipe do Jornal Diário de Rio Claro. Na foto, arquiteta Julia Paraluppi e Andrezza da Solo Revestimentos de Rio Claro, antes de iniciar o Bate-Papo.


Algumas pessoas que não conseguiram ver a entrevista no jornal, vieram falar comigo com curiosidades sobre como foi. Então, vou reproduzir abaixo a nossa entrevista, exemplificando algumas partes.


Foto acima é de arquivo pessoal, fazendo um registro da nossa entrevista que saiu no Jornal Diário de Rio Claro.


Jornal Diário: Qual a sua formação acadêmica?

JP Arq. & Interiores: Sou graduada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas, com curso de especialização em Design no IED-Milão e curso de extensão em Gerenciamento e Acompanhamento de Obras.


Veja meu currículo completo em nosso site: clique aqui!


Jornal Diário: Trajetória profissional? Discorra sobre sua história, conquistas, formação ou projetos de destaque que deseje informar.

JP Arq. & Interiores: Me formei em 2014, na PUC-Campinas, e trabalhei no Studio Alessandra Duque – de 2015 a 2017 -, quando decidi abrir o meu escritório Julia Paraluppi Arquitetura & Interiores.

Trabalho na área de arquitetura e design de interiores, tanto residencial quanto comercial. Desenvolvo projetos nas regiões de Rio Claro e Campinas.

Já participei de diversos concursos e premiações, vencendo em 1º lugar o Concurso SP Áreas 40, em 2016, juntamente com outros dois arquitetos parceiros, Chiara Oliveira e Renato de Camargo Montagner.

Nossos principais projetos e premiações estão publicados em nosso site www.juliaparaluppi.com.br.


Veja nossos projetos: clique aqui!

Veja nossas premiações: clique aqui!


Jornal Diário: Como nasce um projeto ideal?

JP Arq. & Interiores: Um projeto ideal nasce de muitas conversas com cada um de nossos clientes – o que chamamos de briefing -, para entender suas prioridades, desejos, sonhos, preferências e gostos. Trocamos referências com eles, para captar qual o partido principal que o projeto tomará.


Jornal Diário: O estilo do morador influencia na arquitetura?

JP Arq. & Interiores: Com certeza! O projeto, tanto de arquitetura quanto de interiores, precisa ter a personalidade do cliente. Afinal, é ele quem vai morar/trabalhar lá e precisa se sentir bem, né? Por isso o briefing no início do desenvolvimento do projeto é fundamental, para captar com quais estilos o cliente mais se identifica e poder projetar de acordo com os gostos e desejos dele.


Temos um post em nosso blog, que fala exatamente sobre isso. Fala da importância da participação do cliente no desenvolvimento do projeto, para que fique tudo com a carinha dele! Veja o post completo: Lar Doce Lar.



Jornal Diário: Quais são suas fontes de referências?

JP Arq. & Interiores: Eu gosto de acompanhar os projetos de diversos escritórios de arquitetura e interiores pelas redes sociais, para ter inspirações e referências. Além disso, estou sempre presente em feiras, palestras e exposições, para saber diretamente dos fabricantes e fornecedores quais as novidades, tendências e lançamentos nos produtos.

Dessa forma, quando iniciamos os nossos projetos, temos conosco uma gama de referências e catálogos, para desenvolver algo inovador e contemporâneo.


Sobre a última feira – High Design Home & Office Expo –, fizemos um post no blog mostrando as novidades que mais nos chamaram a atenção! Veja o post completo: High Design Home & Office Expo.



Jornal Diário: Preferências por materiais? Quais e porquê?

JP Arq. & Interiores: Na maioria dos meus projetos, é bastante comum eu especificar piso vinílico para ambientes como salas e quartos, e porcelanatos para as áreas molhadas.

Dou preferência para o vinílico, pois acredito que o piso de madeira aqueça o ambiente, além de trazer maior sensação de aconchego – características ideais para quartos, home office e salas.

Já o porcelanato, é um revestimento extremamente resistente, durável e muito versátil, já que os fabricantes vêm oferecendo um número cada vez maior de opções de tamanhos, cores e texturas. Além disso, sua versatilidade possibilita, também, uma ampla faixa de preços, sendo acessível para todos os públicos.


Projeto autoral para sala e cozinha integradas em apartamento.


Jornal Diário: O que a arquitetura significa na sua vida?

JP Arq. & Interiores: É uma pergunta difícil de resumir, mas acredito que signifique amor. É um sonho, para ambos os lados – meu e do cliente. É o meu sonho, a profissão que eu sempre quis para mim. E é a realização dos sonhos dos meus clientes. Temos um carinho enorme por cada projeto e é um prazer poder colocar no papel – e transformar em realidade – tudo que nossos clientes têm no coração e na mente.


Jornal Diário: Do início da sua carreira, para hoje, os desafios de ser arquiteta mudaram?

JP Arq. & Interiores: Estou formada a quatro anos, e a cada fase os desafios são outros. O início do meu crescimento profissional, a entrada no mercado de trabalho, os novos clientes... Cada projeto é um novo desafio, mas fazemos tudo com tanto amor e carinho, que ao final só conseguimos tirar as coisas boas e positivas de cada nova experiência que nos surge.


Quero agradecer, novamente, às meninas da Solo Revestimentos de Rio Claro e à equipe do Jornal Diário, por todo carinho e pela oportunidade. Me senti muito honrada com o convite. É muito prazeroso, com menos de um ano de escritório, poder dividir com vocês nossa primeira entrevista e vídeo!



Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais ou de arquivos pessoais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)

 





Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.