Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


UMA CASA COM NOSSA CARINHA, FAZ TOOODA DIFERENÇA #BemEstar

Quem não gosta de abrir a porta e se sentir em casa, né?


Hoje em dia é muito comum vermos em revistas de decoração, projetos de design de interiores maravilhosos, seguindo exatamente as tendências do momento. Entretanto, no meu ponto de vista, o ideal não é pensar na casa somente como um espaço de tendência (até porque, tendências passam rs), mas sim num espaço com o qual o cliente se identifique posteriormente.


É o velho conflito: espaço decorado de acordo com as tendências X espaço que reflita quem somos e nossas histórias.


Nossa casa é o lugar mais íntimo que temos.

É o local onde precisamos nos sentir protegidos de ameaças externas, confortáveis para relaxar.

Se o nosso espaço doméstico nos proporciona essas sensações, isso aumenta nosso bem-estar físico e emocional.



Sabe quando olhamos para o nosso cantinho e pensamos “Poxa, eu amo esse lugar. Tem a minha cara!”? Então, é disso que estamos falando.


É nesse âmbito que trabalha a Psicologia do Design de Interiores. É tentando criar ambientes mais felizes, que priorizem as emoções e as vivências positivas. A forma como se projeta a casa, deve dizer muito sobre como nos sentimentos e pensamos. Deve expressar as memórias e histórias de vidas dos clientes.


Uma boa forma de fazer isso, por exemplo, é trazer na decoração objetos que sejam carregados de lembranças. Fotografias de situações especiais, objetos trazidos de viagens importantes... Sabe quando você olha para algum objeto e aquilo te remete a alguma história? É isso!


Para que o projeto fique com a identidade e a carinha do cliente, é extremamente importante o diálogo sincero e transparente entre o arquiteto e o cliente.


Fonte: site da Teaching English British Council por Anna Blackmore.


É muito legal quando o cliente identifica diversos objetos importantes na vida dele, e nos permite reutilizar esses objetos na nova decoração!



Exemplo de seleção de objetos, que poderiam ser reaproveitados na nova decoração. Fonte: Pinterest.


O cliente é um “co-criador” do projeto. É ele que vai nos transmitir suas preferências, necessidades, gostos, desejos e sonhos. Só assim, juntos, conseguimos projetar um ambiente único, do jeitinho de cada um!


Foto obtida no blog da Ana Thais.


E então? Qual a sensação quando você entra na sua casa? Que tal fazermos um projeto totalmente personalizado com os seus gostos e suas histórias?


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)




Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.