Um espaço para falarmos sobre

arte, grafismos, pinturas, inspirações e dicas em geral


UMA PAIXÃO CHAMADA TAPETE - #Decoração

Mais alguém é apaixonada por tapetes?!


Vamos combinar... Um belo tapete muda qualquer ambiente, né?

Traz toda beleza, elegância e aconchego para sua casa!

Mas é bom prestar atenção a alguns detalhes na escolha do tapete ideal. Vamos falar sobre alguns itens?


MEDIDA

É preciso se atentar ao seu espaço para saber qual o melhor tamanho e formato de tapete. Para uma sala de estar, por exemplo, o ideal é que o tapete tenha no mínimo a largura do seu sofá, e entre embaixo do móvel – até a metade dele, pelo menos. Dessa forma, as duas peças parecem estar no mesmo plano, deixando o ambiente com uma sensação maior de integração.


Fonte: Pinterest.


Mas se você tem um tapete queridinho, que é pequeno para o seu espaço, não se preocupe! Uma boa solução é colocá-lo por cima de outro tapete de base neutra, como por exemplo, um tapete oriental menor, por cima de um tapete de sisal maior. Sobreposição de tapetes está em alta!


Fonte: Pinterest.


Fonte: Pinterest.


No caso da sala de jantar, o ideal é que o tamanho seja de 0,70m a 1,20m maior que cada medida da mesa, para que você possa arrastar as cadeiras, sem enroscar.


Já no caso de quartos, o bacana é utilizar tapetes retangulares, posicionados no sentido contrário da cama.


Fonte: Pinterest.


Entretanto nesses casos, para quem quiser economizar, o uso de duas passadeiras, uma de cada lado da cama, também cai super bem!


Fonte: Pinterest.


FORMATOS

Os tapetes quadrados e retangulares são os mais utilizados, e também os que têm menos chances de erro na decoração. Agora, se você gosta de algo mais despojado, pode apostar nos formatos redondos!


Com os redondos, fica um pouco mais difícil dispor os móveis em cima. Em um ambiente grande, o legal é que todos os móveis fiquem por cima do tapete. Em um ambiente pequeno, algumas outras soluções possibilitam um arranjo bacana, por exemplo: distribuir uma composição de vários tapetes pequenos; ou utilizar um tapete redondo descentralizado do ambiente propositalmente.


Fonte: Pinterest.


Fonte: Pinterest.


Fonte: Pinterest.


CORES E DESENHOS

Geralmente, quando se trabalha com cores mais claras, dá uma sensação maior de amplitude. Quando escolhemos cores mais fortes, o destaque fica para o tapete!


Fonte: Pinterest.


Fonte: Pinterest.


Mas essa escolha depende muito da intenção que você quer passar, e de qual é a proposta para aquele ambiente. Vale até combinar estampas diferentes (SIM!). Mantendo uma mesma paleta de cores, a combinação fica ótima! Olha este exemplo da imagem abaixo: além de uma pequena sobreposição de tapetes, foram utilizadas duas estampas diferentes.


Fonte: Pinterest.


Dica importante: na hora de fazer uma sobreposição de tapetes, é importante também prestar atenção na espessura deles, para não ficar um “degrau”, sabe? O modelo de tapete Kilim é ótimo para esses casos, pois é bem fininho.


“MAS MEU FILHO TEM ALERGIA...”


É muito comum ouvir alguém dizendo que precisou retirar tapetes e cortinas da casa, pois tinha alergia, né? Hoje já existem soluções sensacionais para esses casos. Uma boa dica são os chamados tapetes náuticos.

É composto por uma trama de nylon, que de longe parece ser de sisal ou fibra natural. Não junta poeira, pode passar pano molhado, pode aspirar. E como qualquer outro tapete, tem de várias cores. Você pode recortar do tamanho que precisar, e escolher a composição que quer fazer. Fica incrível!

Observação: vale ressaltar que existem diferentes graus e tipos de alergia, então independente de qualquer "dica" que damos aqui, é sempre bom procurar um especialista antes, ok?


Nota: em nossos textos do blog, com exceção de imagens que estiverem descritas como autorais, todas as outras são obtidas no Pinterest. Quando temos a informação da autoria do projeto/imagem, colocamos os créditos na legenda. Caso você saiba de quem é a autoria de alguma das demais imagens, deixe, por favor, nos comentários abaixo, que atualizaremos os respectivos créditos. Obrigada! :)



Cadastre-se

e receba por e-mail uma notificação de quando tivermos novidades no blog
E-Mail cadastrado com sucesso. E-Mail já cadastrado. Não foi possível cadsatrar esse e-mail.